CONTANDO NOSSA HISTÓRIA, CONSTRUINDO CIDADANIA

CONTANDO NOSSA HISTÓRIA, CONSTRUINDO CIDADANIA

 

Durante o período de férias escolares a equipe do Projeto ‘Contando nossa História, Construindo Cidadania’, do Colegiado de História da FAFI realizou pesquisas sobre a história dos municípios envolvidos – União da Vitória, Porto Vitória e Paula Freitas –, e produziu artigos que serão publicados em um livro que auxiliará os professores no ensino da história local e se destinará, também, a todos aqueles interessados no tema.


Durante as Semanas Pedagógicas de Paula Freitas e de Porto Vitória o projeto foi apresentado aos professores das escolas municipais e em União da Vitória as escolas estão sendo visitadas para a apresentação do projeto. Professores e diretores das escolas o recebem com entusiasmo, pois a dificuldade de se trabalhar com o ensino da história local, principalmente pela escassez de material sobre o tema, é apresentada por eles há algum tempo.


As visitas orientadas a locais significativos da história dos municípios realizadas pela equipe do projeto com os alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental unem o ensino da história local e a educação patrimonial. Neste início de ano letivo já participaram das atividades do projeto as Escolas Professor Serapião e Padre João Piamarta.


Além de auxiliar os professores em suas atividades de ensino o projeto objetiva promover o respeito e a preservação dos bens patrimoniais, que precisam ser conhecidos e compreendidos para serem preservados. As atividades têm sido aprovadas pelos professores que delas participam, pelos alunos das escolas que afirmam ‘gostar muito’ das visitas orientadas e pela comunidade.


Pais de alunos declaram que seus filhos chegam em casa contando histórias da cidade que nem mesmo eles conheciam e aprovam o projeto. Os ex-ferroviários que sempre colaboram com o projeto, abrindo o túnel da Estação e o vagão para que os alunos conheçam e a história deste local possa ser ensinada de forma mais dinâmica, declaram que esta é uma forma de evitar o que tem acontecido freqüentemente na Estação Ferroviária, a depredação de bens patrimoniais.
De fato, só se respeita o que se conhece e através do ensino da história local o projeto tem procurado promover os sentimentos de pertença, de auto-estima, de respeito e preservação dos objetos que contam a nossa história e nos identificam culturalmente.


Figura 01: Alunos da Escola Padre João Piamarta em visita à Estação Ferroviária

Figura 02: Alunos da Escola Padre João Piamarta em visita à Praça Coronel Amazonas

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100