Subprojeto Mão Amiga do Colegiado de Pedagogia esteve presente no I Seminário Estadual do PIBID no Paraná - UEPG

           O subprojeto Mão Amiga participou do I Seminário Estadual do PIBID no Paraná que ocorreu na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nos dias 24 e 25 de agosto de 2012. O projeto, que é coordenado pela professora Ms. Rosana Beatriz Ansai, foi representado no evento pelas professoras supervisoras Ms. Josimar Mariano Borille e Mda. Roseli Vergopolan, além das bolsistas acadêmicas Débora Passos Guimarães, Heliana Franco, Tatiana de Lima, Silmara Maria Wierzbickin e Veridiana Noga.
           O “Mão Amiga” evidenciou o trabalho empreendido em três escolas do município de União da Vitória por meio de apresentação de banners (Débora Passos Guimarães), apresentação de comunicações orais (Ms. Josimar Mariano Borille e Mda. Roseli Vergopolan) e mostra de materiais pedagógicos (Heliana Franco, Tatiana de Lima, Silmara Maria Wierzbickin e Veridiana Noga). Somado a isso, vale ressaltar a participação da professora Ms. Rosana Beatriz Ansai na mesa de debates dos coordenadores de subprojetos e da professora Mda. Roseli Vergopolan na dos supervisores.
           Tendo como base as experiências adquiridas no evento do PIBID, aconteceu no dia 31 de agosto de 2012, no auditório da FAFIUV, uma mesa de debates que visou a evidenciar aos demais componentes do projeto um relato do que ocorrera em Ponta Grossa. A mesa, mediada pela professora Ms. Rosana Beatriz Ansai, denotou o quanto o evento foi importante para a troca de ideias no que compete à diversidade de subprojetos vinculados a CAPES/PIBID, além de salientar que o PIBID é um espaço de aprendizagem, de práticas vividas, de diagnósticos quanto ao “eu” enquanto profissional docente e da possibilidade da necessária iniciação à docência.
           Após a fala da professora Ms. Rosana Beatriz Ansai, as supervisoras Ms. Josimar Mariano Borille e Mda. Roseli Vergopolan relataram às bolsistas do projeto as experiências positivas que obtiveram ao participar de um evento da magnitude do I Seminário Estadual do PIBID no Paraná. Por fim, as bolsistas Débora Passos Guimarães, Heliana Franco, Tatiana de Lima, Silmara Maria Wierzbickin e Veridiana Noga também exteriorizaram, uma de cada vez, as contribuições do encontro em Ponta Grossa para a formação pessoal e profissional das mesmas.
            Com o findar dessas exposições, foi aberto um espaço para um debate permeado de questionamentos, levantados pelas bolsistas, e apontamentos sobre as potencialidades que o PIBID traz à tona ao promover a fusão entre o ensino superior e a educação básica.
            O evento PIBID atestou que o trabalho em grupo faz a diferença, principalmente quando há momentos em que vários grupos, de inúmeros lugares, reúnem-se para compartilhar as aprendizagens, os anseios e as perspectivas de que, aos poucos, mudanças dentro do cenário educacional estão sendo empreendidas e rumam para o sucesso.

 

Assessoria de Comunicação
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100