Ufanismo e ressentimento: de Minas Gerais aos sertões de São Paulo (século XVIII)

A obra é do professor do Colegiado de História da Fafiuv, Dr. Michel Kobelinski. O lançamento da obra acontece em novembro

            O professor do Colegiado de História da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), Dr. Michel Kobelinski deu voz e vida para uma envolvente obra que reflete o problema da construção do ufanismo e do ressentimento em nossa formação identitária, uma vez que estes comportamentos são subjetivos e contraditórios. Intitulada Ufanismo e ressentimento: de Minas Gerais aos sertões de São Paulo (século XVIII) a obra é resultado da Tese de Doutorado defendida pelo professor Michel no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual Paulista – Assis, em agosto de 2008.
            Michel Kobelinski é um pesquisador nato. Por meio de seus escritos artísticos buscou comprovar a existência de sensibilidades conflitantes e correspondentes que oscilaram de um extremo ao outro – ressentimento e ufanismo-, que acabou por construir um quadro de tensões e de negociações que marcou a história colonial da América Portuguesa e que remonta aos conflitos entre portugueses e brasileiros e entre luso-brasileiros e espanhóis no século XVIII.
Investigação
            O autor investiga as ações e reações às manipulações sociais, as articulações entre as individualidades dos sujeitos e as práticas sociais. A preocupação central foi verificar em que medida os “poderes coloniais”, pessoas comuns, oficiais e soldados se satisfaziam ou “sucumbiam” a esses processos, por efeitos de conquistas, de “perdas” e de “ausências” manifestadas em situações de êxito, nobreza, desejos, fantasias, privação da vida e hostilidades (de indígenas e de espanhóis), construindo, simultaneamente, imagens espetaculares ou depreciativas da natureza e da sociedade colonial.
Principais livrarias do país
            A obra já pode ser adquirida nas principais livrarias do país, no site da Editora Annablume ou diretamente com o autor (mkobelinski@yahoo.com.br). Outras informações podem ser adquiridas no endereço eletrônico http://histoire-sensibilites.blogspot.com.br

 
 

Assessoria de Comunicação
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100