Memórias Poéticas do Vale do Iguaçu

“Aprendi com meu filho de dez anos que a poesia é a descoberta das coisas que eu nunca vi”
Oswald de Andrade
           
                  Em 2010, o Colegiado de Letras da FAFIUV criou o projeto “Memórias Poéticas do Vale do Iguaçu” com o objetivo de mapear, investigar e disseminar para a comunidade a produção literária de escritores regionais. Naquele momento, o projeto recebeu o patrocínio da Fundação Araucária no programa Universidade sem Fronteiras e contou com a coordenação dos professores Bernardete Ryba, Caio Ricardo Bona Moreira e Josoel Kovalski, bem como com o trabalho de cinco acadêmicas bolsistas, uma pesquisadora recém-formada e uma professora convidada.
                  As atividades do grupo resultaram na “Antologia do Vale do Iguaçu II”, que dava continuidade à primeira publicação, lançada nos anos 70 pelos professores Nelson Sicuro e Francisco Filipak. O grupo, além de realizar as pesquisas que propiciaram o surgimento do livro, ofereceu oficinas poéticas em escolas públicas de União da Vitória e de Cruz Machado e realizou a produção de um vídeo documentário sobre poesia regional com a participação de poetas locais.
                  Devido ao sucesso do projeto, que foi amplamente reconhecido pela comunidade, os professores do Colegiado decidiram dar prosseguimento ao “Memórias Poéticas”, inscrevendo-o no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que é uma iniciativa do Governo Federal para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Além de incentivar a formação de docentes, o PIBID intenta contribuir para a valorização do magistério, inserindo os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública, elevando a qualidade da formação inicial de professores e promovendo a integração entre educação superior e educação básica. Trata-se de um programa de pesquisa, ensino e extensão que propicia aos bolsistas pesquisadores uma experiência muito importante no universo da teoria e da prática.
                  Agora, o “Memórias Poéticas”, coordenado pelo professor Caio Ricardo Bona Moreira, conta com uma equipe de 24 pesquisadores (20 acadêmicos do curso de Letras, 3 professoras da Rede Pública e um coordenador). O objetivo principal é dar continuidade aos trabalhos iniciados em 2010, concentrando as atividades nas escolas Inocêncio Oliveira, Adiles Bordim e Hermínio Millis.
As principais ações que estão previstas contemplam, além da pesquisa sobre a literatura regional, a elaboração de oficinas poéticas que serão aplicadas em 2013 nas referidas escolas, bem como a criação de um arquivo audiovisual com o depoimento de mais de 50 escritores locais que será de grande valia para o registro da produção literária local. O grupo intenta também elaborar uma “Antologia de Jovens Poetas”, a partir das produções realizadas nas oficinas.
                  Os pesquisadores estão envolvidos em três frentes de trabalho: encontros nas escolas, para a inserção dos acadêmicos no ambiente escolar, que contemplam estudos de PPP, participação em Conselhos de Classe e atividades escolares em geral, como as oficinas; pesquisa de campo, em que os bolsistas estudarão a obra de escritores regionais e realizarão entrevistas para a criação do arquivo; grupo de estudo, em que os pesquisadores discutirão textos teóricos, estratégias de trabalho com a poesia e orientações metodológicas sobre o ensino da literatura.

 

Assessoria de Imprensa Fafiuv 
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100