Lançamento da obra: União da Vitória, meu amor!

        O Auditório da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) foi palco na noite da sexta-feira, 9, para o lançamento da obra União da Vitória, meu amor! A obra é do poeta Affonso Reis Teixeira Filho que por meio de escritos artísticos escreveu o livro de poemas sobre a cidade. A cerimônia de lançamento contou com a presença dos membros da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), dos integrantes do projeto “Memórias Poéticas do Vale do Iguaçu” professores e acadêmicos do Colegiado de Letras, familiares e amigos do poeta.

        O Professor de Literatura Brasileira da Fafiuv, Caio Ricardo Bona Moreira, um dos coordenadores do projeto “Memórias Poéticas do Vale do Iguaçu”, em seu artigo contou-nos o seguinte: “Em uma tarde de sol e passarinho dedico-me a ler os poemas que integram o livro “União da Vitória, Meu Amor!”, de Affonso Reis Teixeira Filho. Até então, não conhecia nenhum livro cujos poemas tratassem com tamanha paixão e delicadeza da nossa cidade. É claro que outros poetas também registraram com grande beleza na voz e no tom o nosso município. Só para citar um exemplo, o professor Serapião do Nascimento, em novembro de 1906, por ocasião da inauguração da Ponte de Ferro, escreveu e espalhou pela cidade um poema apaixonado cujos versos proclamam seu amor: “Selvagem qual bugre nu / Banhada pelo Iguaçu / À beira dele nasceste, / Linda cabocla indolente (…) / Ao som de cantos de amores, / “Eis a União da Vitória.” A diferença é que no livro de Affonso todos os poemas são dirigidos direta ou indiretamente à cidade.

Memórias Poéticas

            Os integrantes do projeto “Memórias Poéticas do Vale do Iguaçu” teve grande participação para o lançamento da obra do poeta Affonso Reis Teixeira Filho. Vale lembrar que em 2010, o Colegiado de Letras da Fafiuv criou o projeto “Memórias Poéticas do Vale do Iguaçu” com o objetivo de mapear, investigar e disseminar para a comunidade a produção literária de escritores regionais. Naquele momento, o projeto recebeu o patrocínio da Fundação Araucária no programa Universidade sem Fronteiras e contou com a coordenação dos professores Bernardete Ryba, Caio Ricardo Bona Moreira e Josoel Kovalski, bem como com o trabalho de cinco acadêmicas bolsistas, uma pesquisadora recém-formada e uma professora convidada. As atividades do grupo resultaram na “Antologia do Vale do Iguaçu II”, que dava continuidade à primeira publicação, lançada nos anos 70 pelos professores Nelson Sicuro e Francisco Filipak. O grupo, além de realizar as pesquisas que propiciaram o surgimento do livro, ofereceu oficinas poéticas em escolas públicas de União da Vitória e de Cruz Machado e realizou a produção de um vídeo documentário sobre poesia regional com a participação de poetas locais.

 
 

Assessoria de Comunicação
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100