ENSINO SUPERIOR É PREJUDICADO POR DECISÃO DO GOVERNADOR DO PARANÁ

    Decisão de Beto Richa fere autonomia universitária e privilegia acordo político       

            A comunidade acadêmica da UNESPAR foi surpreendida com uma decisão anti-democrática do Governador do Estado do Paraná.  Beto Richa anunciou no dia 08/03, que a sede da Universidade (Reitoria) será em Paranavaí, ao contrário do que afirmou em Campo Mourão, meses antes, que respeitaria a decisão do Conselho Universitário.

            Ocorre que o Conselho Universitário, legitimamente eleito e representativo da comunidade acadêmica, havia aprovado a sede em Curitiba, por razões administrativas e logísticas. A capital do Estado seria a cidade mais próxima da maioria dos campi, e representaria para a população dessa região a importante rede de Ensino Superior do Estado do Paraná, responsável pela interiorização do ensino superior para significativa parcela da população paranaense.

            Com essa decisão, o governador feriu a autonomia universitária, e tornou o processo de consolidação da UNESPAR mais lento e caro para os cofres públicos.

            Há mais de 10 anos a UNESPAR está sendo construída pelas suas bases, mas tem sofrido com decisões partidárias, que fazem mais políticas de governo do que de Estado. Em razão disso, tem enfrentado muitos entraves para ser consolidada.
            A decisão política do governador ainda passará pela aprovação da Assembleia Legislativa. Espera-se que os deputados tenham um posicionamento ético em respeito à autonomia universitária e desaprovem a decisão do Governador, pelo bem do Ensino Superior do Estado.
Prof. Aurélio Bona Júnior


Assessoria de Comunicação
Fafiuv

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100