Fafi discute o futuro da instituição em Assembléia

Fafi discute o futuro da instituição em Assembléia
Instituições abrem o processo de discussão com exposição de dados copilados pela comissão de estudos sobre a fusão Fafi/Unicentro
“Está é uma reunião histórica e extremamente importante”, com estas palavras o diretor da Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (Fafi), Eloy Tonon iniciou a Assembléia da Comissão de estudos sobre a fusão da Fafi à Universidade do Centro-Oeste (Unicentro).  O encontro que foi realizado no auditório na noite de terça-feira, 22, reuniu corpo docente, acadêmicos, colaboradores da Instituição, representantes da sociedade e contou também com as presenças do vice-reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, e do pró-reitor Fernando Franco Neto. Nesta assembléia a comissão designada pela direção da Faculdade apresentou um relatório referente às peculiaridades da estrutura organizacional da Unicentro.
O estudo referente à fusão das duas instituições ainda está em fase de discussão e apresentação da proposta. Em um primeiro momento, a idéia é aproximar a Unicentro da comunidade acadêmica da Fafi para posteriormente sanar as dúvidas da comunidade. Somente após a apresentação das duas realidades institucionais será possível tomar uma decisão. “Para que a vontade da maioria seja efetivamente uma vontade consciente, é necessário o conhecimento recíproco, é necessário o debate de idéias e é necessária a discussão”, afirma Aldo.
A Fafi com seus 48 anos de história constitui para a sociedade de União da Vitória e região um patrimônio cultural. A possibilidade de incorporar-se a Unicentro traz a idéia de que se perde este meio século de história. O que na opinião do diretor da Instituição é uma idéia conservadora. “Se estamos aqui, hoje, discutindo é pensando no que a coletividade ganhará em termos de avanço na qualidade de ensino e nas oportunidades para os estudantes. Ela será a eterna Fafi”.
Como Faculdade, a Fafi tem o compromisso com o ensino, podendo desenvolver pesquisa. Ao se transformar em campus da Unicentro, a Fafi por lei, terá o compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão, e receberá apoio para estas novas perspectivas.

Relatório do trabalho desenvolvido
O relatório foi desenvolvido pela comissão da Fafi que é composta por cinco professores, Márcia Marlene Stentzler, Michele Regiane Dias Veronez, Roseli B. Klein, Aurélio Bona Júnior e Valderlei Garcia Sanches. O estudo que iniciou em fevereiro deste ano contou com a análise dos regimentos das duas Instituições, visita aos campi da Unicentro em Guarapuava e Irati e estabelecido um organograma com uma nova estrutura administrativa para a Fafi de acordo com o estatuto da Unicentro.
Estes dados foram apresentados seguidos da explanação do vice-reitor da Unicentro que ficou a disposição para o esclarecimento de algumas dúvidas. Entre elas carga horária dos professores, situação do atual Instituto de Ensino de Pesquisa e Prestação de Serviço (IEPS), criação de novos cursos, orçamento e autonomia na construção das matrizes curriculares.
O vice-reitor disse que todas as questões deveriam ser discutidas e analisadas exaustivamente, já que para algumas ainda não há respostas, visto que independe da vontade das duas instituições, como o IEPS que é uma fundação particular.
Quanto à criação de novos cursos o vice-reitor afirma que hoje o governo estadual tem uma política de expansão zero. Portanto, não há previsão de criação de novos cursos no estado. O que não impede a extensão de cursos que existem em outros campi da Unicentro.
A questão orçamentária segundo o vice-reitor será um dos impasses para que a Unicentro concorde com a fusão. Pois a receita repassada pelo estado às duas Instituições não é suficiente. Se o estado apoiar a iniciativa deverá repassar mais recursos. Para isto a Unicentro vem preparando uma proposta reconhecendo o que impactaria esta fusão, a reposta depende de vontade política.
Ao final da Assembléia ficou definida a data 2 de junho para uma nova reunião em que será votada a decisão contraria ou favorável a incorporação.


Márcia Marlene Stentzler, presidente da comissão da Fafi.

 


Vice-reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona.

 

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza
Acadêmicas: Josiane Fontana e Wannessa Stenzel

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100