Professor do colegiado de história publica nos principais meios científicos do Brasil

           

O professor Dr. Michel Kobelinski do colegiado de História publicou os resultados de sua pesquisa  na Revista História, Ciências, Saúde Manguinhos (Qualis A1). O artigo "O inventário das curiosidades botânicas da Nouvelle France de Pierre-François-Xavier de Charlevoix" é o primeiro texto do  volume  nº 20 deste ano (jan.-mar. 2013), cujo tema central (Dossiê) é Brasil-Alemanha: relações médico-científicas.  A convite da Editora Executiva da revista, Roberta C. Cerqueira, o texto foi traduzido para o inglês. Solicitou-se também um comunicado para a imprensa (Press Release) para o Portal da Scielo, principal meio de divulgação científica no Brasil e no exterior. O Press Release está nas versões em português e inglês. O periódico  possui duas versões. Entre elas a versão impressa, que pode ser obtida  pela compra de exemplares avulsos ou ainda por assinatura (quatro números, mais uma edição especial). A biblioteca da instituição, Dante de Jesus Augusto ainda não possui exemplares deste importante periódico. 
O artigo trabalha as relações entre a história e a botânica a partir do método de classificação das plantas adotado pelo jesuíta francês Pierre-François-Xavier de Charlevoix  na América Francesa do século XVIII. A pesquisa procurou investigar os motivos que levaram este jesuíta a preterir o modelo taxionômico de Lineu, ao mesmo tempo em que, trazia aos franceses um conjunto de informações interessantes sobre os modos de vida relacionados à flora da colônia ultramarina. 
Publicações como a do prof. Michel caracterizam a  excelência da pesquisa em âmbito nacional e internacional. Contudo, segundo o pesquisador, somente com a consolidação de um quadro de docentes efetivos no colegiado de história será possível ampliar o volume de publicações  e incrementar unidades temáticas específicas em história. Acesse, na integra, o conteúdo destas informações  a partir do link abaixo. 

Assessoria de Comunicação
FAFIUV

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100