Colegiado de Matemática da FAFIUV/UNESPAR marca presença no XI ENEM

 

Os professores do Colegiado de Matemática da FAFIUV/UNESPAR, Celine Maria Paulek, Everton José Goldoni Estevam, Gabriele Granada Veleda e Henrique Cristiano Thomas de Souza, participaram, no período de 18 a 21 de julho do corrente ano, do XI Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM. Também estiveram presentes no evento as alunas egressas do curso, Bruna Gisele Rodrigues e Vanessa Verbanek.
O evento é realizado trienalmente pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM e no ano de 2013 foi organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR e sediado na cidade de Curitiba – PR. Segundo a SBEM, o ENEM constitui o congresso mais importante em âmbito nacional, porque congrega o universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática: professores da Educação Básica, Professores e Estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, Estudantes da Pós-graduação e Pesquisadores. O evento contabilizou mais de 4000 congressistas e as discussões permearam as diversas dimensões da Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, novas tendências metodológicas e pesquisas que dão sustentação ao campo.
O evento celebrou ainda os 25 anos da SBEM e, dessa forma, a Comissão Local de Organização propôs que o tema do ENEM 2013 fosse nucleado pela ideia de retrospectivas e perspectivas da Educação Matemática no Brasil. Assim, o XI ENEM foi um o momento de reflexão sobre o passado e de prospecção para o futuro da Educação Matemática no Brasil.
Na oportunidade, os professores do colegiado apresentaram as pesquisas que realizam na FAFIUV/UNESPAR, as quais constituíram os seguintes trabalhos:

Um olhar para o Processo de Modelagem Matemática: concepções de alguns educadores matemáticos. Autor(es): Henrique Cristiano Thomas de Souza.

Poliedros Arquimedianos: materiais manipuláveis e o software Poly como alternativa didática. Autor(es): Bruna Gisele Rodrigues; Vanessa Verbanek e Everton José Goldoni Estevam.

Modelagem Matemática na Formação Inicial de Professores: fomentando a Educação Matemática Crítica a partir das eleições. Autor(es): Gabriele Granada Veleda e Everton José Goldoni Estevam.

Conhecimento Didático em Estatística de Futuros Professores de Matemática: retrospectivas e perspectivas. Autor(es): Everton José Goldoni Estevam.

Assessoria de Comunicação
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100