AFATI – O RESGATE DA CIDADANIA DO IDOSO

 

Há mais de  20 anos está sendo desenvolvido o  projeto da Faculdade da Terceira Idade – AFATI da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR. Esse programa tem por objetivo trazer o idoso para a Faculdade a fim de que o mesmo tenha oportunidade de melhorar suas condições de vida, tornando-se mais útil a si e a sociedade onde está inserido. Esse projeto procura despertar nas pessoas idosas, a alegria de viver com mais saúde e animo, aproveitando sua experiência e talentos.
Com a finalidade de valorizar o idoso, a AFATI, em  ação multiprofissional e interdisciplinar vê o idoso como ser humano integral, inserido em um processo amplo de qualidade de vida e centra suas preocupações na integração com a sociedade, resgatando a cidadania, promovendo a atualização e aquisição de conhecimentos por parte do  idoso e possibilitando o relacionamento intergeracional.
É importante que o idoso seja engajado em causas que o estimulem, que o ajudam a enfrentar essa nova fase da vida  que dá o significado aos seus gestos cotidianos, pois assim, ao se conscientizar de seu espaço na sociedade, construirá uma visão mais otimista, considerando-se útil e produtivo.
É com base nesses pressupostos que a FAFIUV  com a colaboração de seus diversos colegiados vem dando suporte para que o programa especial de atendimento ao idoso aconteça de forma significativa proporcionando a essas pessoas momentos de alegria e bem viver.
 O programa realiza-se por meio de reuniões semanais que sempre acontecem às quartas feiras das 14 às 17 horas, nas salas da Faculdade.
            A programação de atividades é variada e composta de palestras e atividades diversas.  A metodologia do trabalho é desenvolvida por aulas expositivas dialogadas, dinâmicas de grupo, mesas-redondas, projeção de vídeos, sessões práticas de atividades físicas, intelectuais, artísticas e lúdicas. Cada mês do ano um colegiado da FAFIUV fica encarregado de ministrar 4 palestras com duração de 1h15min cada.
A programação reveste-se também de uma preocupação com o lazer das participantes e nesse sentido são organizadas comemorações em datas especiais, passeios, viagens, visitas a locais artísticos, históricos e culturais.
Segundo Neri (2004) a educação emerge como uma alavanca para o fortalecimento da auto estima e da integração dos idosos  na sociedade, procurando transpor as limitações e os preconceitos que aprioristicamente são impostos a essa faixa etária, desta forma o ponto de partida desse projeto foi compreender a noção de envelhecimento humano, a função da universidade, identificando a contribuição da FAFIUV para  com a AFATI. A extensão universitária é a ponte que possibilita a construção do conhecimento e de práticas universitárias socialmente responsáveis e assim entender as características de uma realidade em que o Estado é mínimo e a ação social se coloca como responsabilidade.
O Brasil não é mais um país de jovens, a realidade brasileira mudou bastante e o envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, avanço no campo da saúde, redução da taxa de natalidade, conquistas tecnológicas, científicas e avanços na medicina e mudanças no contexto sócio-político-econômico.
O envelhecimento humano é um processo progressivo  que  acarreta  alterações de  forma, de função, em nível psicológico  e de metabolismo, levando o indivíduo menos avisado a abreviar  a  vida  e  apressar  a morte. O idoso só será visto diferentemente com a transformação da sociedade e essa transformação fazemos com ações concretas. A terceira idade é o momento de melhor avaliação crítica da vida, em virtude das experiências acumuladas e a FAFIUV abre espaço para a responsabilidade social mediante diferentes ações com a AFATI, proporcionando condições para a integração social do participante, mediante o convívio no meio universitário.
É por meio da educação que preparamos, informamos e mudamos atitudes para a inclusão social do idoso. Desta forma, concordamos com Ecléa Bosi (2012, p. 1)quando afirma: “São os velhos trabalhadores que vêm exercer um di­reito que sempre lhes foi negado: o direito à cultura. Nada mais diverso que os que nos chegam de profis­sões, de classes, de locais tão variados! Entram em silêncio, timidamente, nas salas de aula. Vocês não fazem barulho. Também o discurso do pro­fessor fica povoado de silêncios. A presença de Vocês é uma lição constante para to­dos nós, seus docentes e colegas mais jovens. Traz uma densidade nova a cada aula. A cidade se tornou um lugar de histórias de vida que queremos escutar ainda e sempre. É o que sentem os professores que se honram em re­ceber em classe um aluno da Terceira Idade”.
A programação desenvolvida no 1º semestre de 2013 foi a seguinte:

Mês de março – programação a cargo da coordenadora do projeto:

FACULDADE DA TERCEIRA IDADE:  papel, princípios e diretrizes – Profª Elizabete de Fatima dos Santos Gomes Empinotti – Coordenadora da AFATI

História da AFATI – Profª Rosana Beatriz Ansai

Importância da leitura na terceira idade – Profª Edite Siqueira – UNIUV

Exercícios lúdicos – Profª Daniele Simone Bona

Exercícios físicos – Prof. Carlos Celso Senff

Aulas de Xadrez – Prof. Erickson Cristiano dos Santos

Mês de abril a cargo do colegiado de Letras:
Atividades desenvolvidas:

Festas populares espanholas - Profª Arlete Benghi e Profª Ivone dos Passos Waldraf

Língua e Cultura Espanhola - Prof. Ederson José de Lima

 Atividades desenvolvidas no Parque Aquático Tchiboom – música, comidas e bebidas espanholas – Profª Arlete Benghi e Prof. Ederson José de Lima

Exercícios lúdicos – Profª Daniele Simone Bona

Aulas de Xadrez – Prof. Erickson Cristiano dos Santos

Mês de maio a cargo do colegiado de História:

História Oral – responsáveis: Profª Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski e  Prof. Jefferson Willian Gohl

História da Alimentação – Prof. Everton Crema

História da África – Prof. Ilton Cesar Martins

Aulas de Xadrez – Prof. Erickson Cristiano dos Santos

Mês de junho a cargo do colegiado de Pedagogia:

Exibição de um filme do Mazzaropi – Profª Sandra Salete Camargo Silva

Marketing pessoal/ aulas de maquiagem “O Boticário”  e como amarrar lenços – Profª Elizabeth Ulrich – UNIUV e Profª Kelen Junges

Mês de junho: programação da coordenadora do projeto:

Visita a UATI na cidade de Irati – Campus da UNICENTRO

Festa Junina de encerramento do 1º semestre de 2013

 

ELIZABETE DE FÁTIMA DOS SANTOS GOMES EMPINOTTI
Coordenadora da AFATI

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100