Grupo de Pesquisa e Estudos em Gêneros Textuais e Ensino de Língua Materna e Estrangeira – GenTE

O grupo de estudos e pesquisa GenTE (Gêneros Textuais e Ensino de Língua Materna e Língua Estrangeira) é constituído por professores e acadêmicos da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória – Paraná (FAFIUV), interessados no estudo e na pesquisa sobre Gêneros Textuais/Discursivos e da Língua(gem), seja para realizarem um trabalho efetivo em sala de aula, aplicando as teorias sobre gêneros e estudos da língua(gem), ou para desenvolverem um arcabouço teórico que abranja os conceitos básicos do trabalho com o ensino-aprendizagem de Língua Materna e/ou Estrangeira.
O grupo tem como uma de suas principais bases teóricas os conceitos de Mikhail M. Bakhtin (e seu Círculo (1919-1929), os quais remodelam os estudos em torno da linguagem, da literatura e da filosofia da linguagem num período tumultuado da antiga URSS), pensador russo, o qual desenvolveu uma teoria heterogênea que serve tanto para os campos de estudo da linguagem como para a Filosofia.
O GenTe conta, hoje, com cinco professores pesquisadores e sete acadêmicos, dos quais dois são pesquisadores e cinco participam dos projetos de pesquisa e extensão realizados pelo GenTE. O grupo está cadastrado ao CNPq através do vínculo que mantém com o Grupo de Pesquisa em Lingüística e Língua Portuguesa – GPELLP - da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
O grupo realiza, também, alguns projetos de extensão e pesquisa, buscando, além do aprimoramento teórico e prático de seus pesquisadores, manter uma relação efetiva com a sociedade/comunidade de União da Vitória e região, através de alguns projetos desenvolvidos, entre eles:

  • Projeto Multiculturalidade e Ensino:

Coordenação geral: Prof. Atilio Matozzo (coordenador do grupo GenTE)
Coordenação do Projeto: Profª. Inês Skrepetz e Prof. Luiz Hélio Chmieleski

Projeto de extensão, realizado no Instituto Piamarta de União da Vitória – PR, o qual visa estabelecer uma relação direta com o ensino e a cultura. Este projeto atende uma turma de vinte alunos, a qual é constituída de alunos internos e semi-internos do Instituto. São ministradas aulas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna (espanhol e inglês), literatura, xadrez e filosofia. A aplicação das aulas é realizada pelos acadêmicos membros do grupo, que contam com a orientação e a supervisão dos pesquisadores do GenTE. Além dos acadêmicos de Letras o grupo conta, também, com a participação de acadêmicos dos cursos de Filosofia (FAFIUV) e Educação Física (Uniguaçu).

  • Projeto NUT (Núcleo de Tradução):

Coordenação Geral: Prof. Atilio Matozzo (coordenador do grupo GenTE)
Coordenação do Projeto: Prof. Luiz Hélio Chmieleski
Projeto de pesquisa e extensão que tem como objetivo principal prestar orientação e suporte aos professores da FAFIUV com relação à tradução de textos em diversas línguas, entre elas: francês, espanhol, latim, grego, alemão, russo, inglês e ucraniano.

  • Concurso de Contos Transposição Literária:

Coordenação Geral: Prof. Atilio Matozzo (coordenador do grupo GenTE)
Coordenação do projeto: Prof. Josoel Kovalski

Devido ao centésimo ano sem Machado de Assis, e comemorando o primeiro centenário de nascimento de João Guimarães Rosa, a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras, em parceria com grupo GenTE desenvolve o “1º concurso de contos Transposição Literária”, com o tema: representação/(re)criação. O objetivo central deste trabalho é aprimorar o processo criativo, bem como incentivar os acadêmicos a produzirem e publicarem seus trabalhos.

            Para Saber mais sobre os trabalhos desenvolvidos pelo grupo GenTE, acesse o site grupogente.blogspot.com. Além de ficar por dentro das novidades e projetos que o grupo desenvolve o site oferece inúmeros artigos e referências referente aos estudos dos gêneros e da linguagem.

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100