UNESPAR SERÁ REPRESENTADA EM CAPACITAÇÃO PARA DOCENTES EM PORTUGAL

    A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ integra desde 2012 o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela CAPES. Atualmente são desenvolvidos 32 subprojetos nos cursos de licenciatura dos diferentes campi. Pela localização geográfica dos campi (litoral; sul do Paraná e norte catarinense; região norte e noroeste do Estado; capital) esta Universidade dialoga com diferentes realidades socioeducativas, núcleos regionais e secretarias municipais de educação, considerando a área de abrangência dos campi. O PIBID tem mobilizado o diálogo com essas instâncias organizadoras da Educação Básica no Estado do Paraná, tem sido protagonista de uma nova proposta formativa para os licenciandos e também para os já licenciados, na medida em que se inserem nas atividades dos subprojetos. Logo, os supervisores são o canal direto de comunicação e construção de novos conhecimentos, tanto na Universidade, quanto nas escolas.
    Com base nessa compreensão participamos do Edital 074/2013, da CAPES, o qual selecionou cinco supervisores bolsistas do PIBID, ou PARFOR, de cada região do País, para participar de programa de capacitação em Portugal. A UNESPAR apresentou 3 candidaturas em áreas distintas: Pedagogia, Matemática e Letras. A Universidade será representada nessa troca de experiências entre professores da Educação Básica brasileiros e portugueses, pela supervisora do subprojeto do PIBID de Pedagogia do campus de União da Vitória, Ms. Roseli Vegopolan. O Curso de formação será custeado pela CAPES e será realizado na Universidade de Aveiro entre 13 e 27 de janeiro de 2014.
    Como resultados dessa formação, a supervisora do PIBID, Ms. Roseli Vergopolan, que atua na Escola Municipal Professor Serapião, de União da Vitória e no Curso de Pedagogia do campus, trará para a UNESPAR e escolas de Educação Básica do município novos conhecimentos sobre o uso de tecnologias no cotidiano escolar, metodologias de ensino e avaliação, possibilitando a elaboração de projetos educacionais com enfoques diferenciados. Ao vivenciar uma experiência de desenvolvimento profissional em outro país, contribuirá para ampliar a visão de mundo sobre o trabalho dos professores que atuam na rede pública de ensino.
    Regressando do Curso, a supervisora do PIBID socializará seus conhecimentos por meio de:


a) Participação em mesa de debates durante o encontro institucional do PIBID disseminando as experiências vividas na universidade de Aveiro;


b) Exposição dos resultados da capacitação em Portugal para os alunos da educação básica, os pais, professores da escola onde atua e para os professores da área nas semanas pedagógicas promovidas pelo Núcleo Regional de Educação e/ou Secretaria Municipal de Educação dos campi.


c) Exposição dos resultados aos graduandos do PIBID e alunos da graduação dos cursos licenciatura em semanas acadêmicas e em outros momentos que forem solicitados.


d) Produção de trabalhos científicos para eventos de formação de professores;


Márcia Marlene Stentzler - Coord. Institucional do PIBID / UNESPAR


 

Assessoria de Comunicação
FAFIUV

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100