Projeto Paraná Fala Inglês começará em 2014

    A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) acertou os últimos detalhes para a execução, em 2014, do projeto Paraná Fala Inglês (PFI). Em reunião com as coordenadoras do projeto nas Instituições de Ensino Superior (IES), no último dia 27 de dezembro passado, o secretário João Carlos Gomes reafirmou o investimento do governo do Estado, por meio do Fundo Paraná, no projeto que visa à “internacionalização das universidades estaduais paranaenses”.

    Por meio do Paraná Fala Inglês, serão oferecidos cursos semestrais preparatórios em níveis intermediário e pós-intermediário para o exame do TOEFL iBT (Test of English as a Second Language / Internet-Based). “Na reunião foi decidido que o projeto abrirá oportunidades a docentes, alunos da graduação e pós-graduação e agentes universitários das IES paranaenses”, ressalta a professora Marluci Ritondim do Instituto de Línguas (ILG) da UEM, coordenadora do Paraná Fala Inglês na Universidade. “O teste TOEFL iBT avalia a capacidade do aluno de usar e compreender o inglês no nível universitário. Ele avalia também a capacidade do aluno de combinar as habilidades de compreensão e expressão oral, leitura, e escrita para realizar tarefas acadêmicas. Mais de 8.500 instituições de ensino superior, agências e outras instituições em mais de 130 países aceitam as pontuações do TOEFL iBT” destaca a professora Marluci.

    Participaram do encontro (na foto, da esquerda para a direita) a coordenadora de Ciência e Tecnologia, Sueli Rufini, as professoras Marluci Ritondim (UEM) e Eliane Segati (UENP), o secretário da Seti João Carlos Gomes, e as professoras Leonilda Procailo (Unicentro), Karim Brito (Unespar) e Elaine Borges (UEPG).

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100