LIFE no Campus de União da Vitória

   O campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) foi selecionado para receber subsídios do programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Ao todo no País, em 2013, foram contempladas 40 propostas que objetivam a criação desses laboratórios.
   Conforme a Capes, os laboratórios constituem espaços de uso comum das licenciaturas nas dependências de Instituições Públicas de Ensino Superior, destinados a promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas; a elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar; o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) e a articulação entre os programas da Capes relacionados à educação básica. E é com esses objetivos que o laboratórios LIFE será implantado em União da Vitória.
   A proposta apresentada pelo campus envolve o desenvolvimento de subprojetos de ensino pelos 9 cursos de licenciatura. Institucionalmente, o projeto está sendo coordenado pelas professoras Karim Siebeneicher Brito e Maria Ivete Basniak. O apoio a ser repassado pela Capes, por volta de R$ 300.000,00, permitirá a implantação do LIFE com a aquisição de mobiliário e equipamentos modernos, bem como de recursos bibliográficos e didáticos.
   Sua implementação será uma importante maneira de articulação e cooperação entre os cursos de licenciatura da Instituição, articulação esta promovida para além dos limites do campus, com a participação das escolas de Educação Básica na proposta mais ampla, pois o LIFE prevê a promoção da interação escola-Universidade e sinaliza “possibilidades de que licenciandos e professores universitários e da Educação Básica descubram e construam novos modos de aprender-ensinar e de transformar aspectos da realidade local e regional”.
   O cronograma das 121 ações previstas inicia em dezembro de 2012 e se estende até o final de 2014, consolidando uma complexa atividade que pretende potencializar a formação docente na perspectiva interdisciplinar, dinamizando abordagens e práticas pedagógicas transformadoras da realidade educacional.
   Após organizar equipes de trabalho, o projeto objetiva construir e experimentar novas metodologias que propiciem a construção de conhecimento interdisciplinar. Também serão produzidos e avaliados recursos didático-pedagógicos, numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar, e problematizados e incentivados o uso das TIC, na interface com os modos de conhecer, aprender e ensinar na escola de educação básica e nos cursos de licenciatura. A experiência adquirida será socializada entre as licenciaturas participantes deste projeto institucional, bem como com a experiência de criação, organização e funcionamento de LIFEs de outras universidades.

Assessoria de Comunicação
FAFIUV

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100