ANDRE BUENO DO COLEGIADO DE HISTÓRIA PARTICIPA EM PORTUGAL DO CONGRESSO DE SINOLOGIA

   Aos pés de um magnífico castelo medieval, repousa a cidade da Leiria, em Portugal, que foi escolhida esse ano para sediar o IX Fórum Internacional de Sinologia – um encontro entre especialistas em história e cultura da China, vindos de todas as partes do mundo. Organizado pela Profa. Ana Maria Amaro, presidente do Instituto Português de Sinologia e uma erudita em assuntos chineses, e pelo Instituto Politécnico da Leiria, o evento realizou-se entre 20 e 22 de fevereiro, contando com a seleta apresentação de vinte conferências escolhidas por um rigoroso comitê científico. E nesse ano... o Brasil foi representado pela primeira vez no evento! O professor André Bueno, do Curso de História da FAFIUV, foi um dos selecionados para ir até Portugal apresentar sua conferência “Compreendendo o Novo Confucionismo: a transição possível entre marxismo e confucionismo na China contemporânea”. A participação nesse evento mostra o potencial que nossos docentes e acadêmicos tem de se projetar não apenas no âmbito nacional, mas também internacional.
   Mais do que nunca, porém, percebe-se a necessidade imediata de se saber mais sobre a China, esse gigante que tem tudo para ser a potência do século 21. No entanto, no Brasil, praticamente não existem sinólogos, e o professor André é um dos poucos especialistas nesse campo. O encontro, absolutamente enriquecedor, mostra o quanto ainda podemos ampliar os horizontes do ‘fazer histórico’ em nossa universidade. Faltam estudiosos de China, e há muito ainda para aprender sobre essa civilização!
   Nessa oportunidade, o professor também concedeu entrevista para a principal rádio local, do IPL, falando sobre o evento e a questão da sinologia. A entrevista [em duas partes] pode ser baixada e ouvida nesses dois links:

http://www.radioiplay.com/RadioIPLayPRG/402/PRG%20402-01-MINI.mp3

http://www.radioiplay.com/RadioIPLayPRG/402/PRG%20402-02-MINI.mp3

   A seguir, vemos fotos do Professor André com a Professora Ana Maria Amaro e com o Professor Wang Keping, uma das maiores autoridades na atualidade em diálogo China-Ocidente, entre outras de evento e da Leiria.

   E quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do Prof. André, visite o projeto dele na UNESPAR-FAFIUV: http://fafiuv.br/orientalismo.php

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100