II Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol, acontecerá entre os dias 13 e 16 de maio.

   O acadêmico Aristides Leo Pardo, o Karioca, do 4º Ano do Curso de História do Campus de União da Vitória da UNESPAR, estará representando a cidade e a instituição no II Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol, que acontecerá entre os dias 13 e 16 de maio na cidade de São Paulo.

   O evento multidisciplinar, que está na sua segunda edição, está sendo organizado em parceria entre o Departamento de História (FFLCH) da USP, Museu do Futebol, Fundação Getúlio Vargas/SP e Biblioteca Mário de Andrade e reunirá pesquisadores do esporte bretão de diversos países, que foram divididos pelas seguintes temáticas: Expressões; Memórias, Resistências e Rivalidades; Futebol Feminino; Rivalidades Clubísticas: formas de torcer e Processos de Musealização.

   Com o trabalho intitulado: “A Bola nos Trilhos da História: A Saga do Ferroviário Esporte Clube e seu Papel na Inserção dos Ferroviários na Sociedade de Porto União da Vitória”, texto escrito inicialmente para a monografia de especialização em: História: Cultura, Memória e Patrimônio, concluída em janeiro deste ano na instituição, Karioca irá compor a mesa: Memória e Historiografia II, a ser realizada a partir das 10h45min. Do dia 15/05.

   Jornalista formado em 2007 e há uma década pesquisando o futebol brasileiro, seus impactos na sociedade, e resgatando histórias desse esporte em âmbitos locais, Aristides é autor do livro “No País do futebol, Cidade sem Memória: A História Futebolística de Campos dos Goytacazes”, pela Editora Agbook, em 2010 e pretende lançar ainda este ano, a obra sobre o Ferroviário Esporte Clube.

Assessoria de Comunicação
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100