Professora Márcia Marlene Stentzler participa do XI CIHELA

   Pertencente ao Colegiado do Curso de Pedagogia do campus da UNESPAR de União da Vitória, a Dda. Márcia Marlene Stentzler participou do XI CIHELA - Congresso Iberoamericano de História da Educação Latinoamericana, realizado entre 6 e 9 de maio de 2014,  na cidade de Toluca, no México.
   Trata-se de um evento que reúne pesquisadores e jovens pesquisadores de diversos países e universidades da América, Portugal e Espanha com o fim de publicizar e discutir pesquisas e metodologias afins. O trabalho apresentado no evento é resultado da pesquisa de doutorado que está em andamento pelo Programa de Pós-Graduação da UFPR. Com o título “Escolarização na região do ex-Contestado entre 1918 e 1928: uma década peculiar para inserção de sujeitos sociais e remodelação de ações socioeducacionais na nova fronteira” o artigo contextualiza as cidades fronteiriças e  apresenta resultados parciais da investigação. Esta pesquisa foca o processo de escolarização pública nas cidades de Porto União (SC) e União da Vitória (PR), considerando a produção de experiências e a mobilidade socioeducacional, intrínseca à vida das cidades na fronteira pós-Contestado.
   Foi uma experiência enriquecida pela aproximação com pesquisas desenvolvidas em outras universidades. Além de estabelecer parcerias para trabalho, foi possível conhecer um pouco da cultura material mexicana herdada dos povos que habitaram a região e que também foi representada por artistas que interpretaram os  acontecimentos históricos. Toluca possui o título de Cidade Educadora, com inúmeros museus e uma rica memória sócio-cultural. O resumo do artigo publicado pode ser consultado em:

http://www2.cmq.edu.mx/gescon/index.php/cihela/cihela2014

Prof. Dda. Márcia Marlene Stentzler.

Assessoria de Comunicação
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100