Fafi realiza projeto que explora a literatura e o cinema na construção do conhecimento

Além do óbvio. Desde o segundo semestre de 2007, a Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (Fafi), tem desenvolvido um projeto denominado Cineclube. Esse projeto envolve cinema e literatura na busca de algo além do que estes dois canais podem oferecer separadamente. O objetivo do Cineclube é ampliar o interesse e a internalização da leitura e da literatura pelos acadêmicos dos cursos de Letras Português/Inglês e Letras Português/Espanhol.
 O projeto é promovido por meio de um convênio entre a Faculdade, o colegiado de Letras e a Fundação Municipal de Cultura de União da Vitória. A idéia nasceu a partir de uma proposta do presidente da Fundação de Cultura, Delbrai Augusto Sá, que ofereceu à Fafi a exibição gratuita e mensal de um filme com alguma ligação à literatura no Cine Teatro Luz.
 Aproveitando a oportunidade, a coordenadora Karim Brito entrou em contato com o professor Dr. Paulo Astor Soethe, coordenador da pós-graduação (mestrado e doutorado) em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que se dispôs a conversar com outros colegas e convidá-los a participar do projeto, enriquecendo com palestras e conferências os filmes aos quais os acadêmicos assistirem. “É uma complementação, a partir da variação de atividades, pois o acadêmico estabelece conexões e faz análises. Isso o incentiva a buscar por conta própria as obras do autor”, afirma a professora Karim.
Os acadêmicos de Letras iniciam a graduação com uma lição dada logo nas primeiras aulas de literatura; a de que o que se lê em um primeiro momento é só a ponta de um iceberg. Para de fato se compreender o que se lê é necessário explorar profundamente o texto para entendê-lo em sua totalidade. A partir do Cineclube, os acadêmicos vêem na prática como isto funciona. O tema proposto é exaustivamente discutido, desde a exibição do filme, até a discussão em sala de aula e durante as conferências explorando detalhes, ressaltando aspectos e fazendo conexões. “Um dos grandes benefícios é que, os alunos deixam de ver a obra somente no sentido literal, para tentar entender o que mais está sendo dito”, declara a coordenadora.
O primeiro ano do Cineclube foi tão produtivo que o colegiado decidiu dar continuidade à experiência, vinculando este projeto à Jornada de Estudos Literários e Lingüísticos do Vale do Iguaçu (JELLVI) que era concentrada durante uma semana no ano e que neste ano está sendo estendida ao longo dos semestres, fechando num ciclo de 40h.
 
BOX
Filmes que já foram exibidos
 “Vinícius” – Documentário que homenageia a vida de Vinícius de Moraes, dirigido por Miguel Faria Jr.
“Morte em Veneza” – Filme baseado na obra de Thomas Mann, que recebeu prêmio especial de 25°aniversário do Festival de Cannes
“Lavoura Arcaica” - adaptação cinematográfica realizada pelo diretor Luis Fernando de Carvalho da obra de Raduan Nassar
“Cidade de Deus” – Baseado na obra de mesmo nome de Paulo Lins
“Memórias Póstumas” – Adaptação da obra de Machado de Assis, com Reginaldo Faria
“A Hora e a Vez de Augusto Matraga” – Drama baseado no conto que integra a obra “Sagarana”, de Guimarães Rosa
 
Conferencistas
Dr. Paulo Astor Soethe - conferência sobre o romance de Raduan Nassar, “Lavoura Arcaica”, e sua relação com Kafka, autor tcheco.
Professor Cristiano Martinez (Unicentro), doutorando pela UFPR – conferência sobre “Cidade de Deus” e sua adaptação cinematográfica
Professor Josoel Kovalski (FAFIUV) – conferência sobre “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, a vida e a obra de Machado de Assis
Professores Dr. Gilberto de Castro (UFPR) e Atílio Augustinho Matozzo (FAFIUV) – mesa redonda sobre a obra “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, e sua relação com a carnavalização e o discurso como apresentados pelos autores do Círculo de Bakhtin
 
Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza
Acadêmicas: Josiane Fontana e Wannessa Stenzel
 
 
FOTOS
 
 


Acadêmicos dos cursos de Letras Português/Inglês e Letras Português/Espanhol.


Conferencistas professores Dr. Gilberto de Castro (UFPR) e professor Atílio Augustinho Matozzo (FAFIUV)

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100