Fafi realiza “Festa Literária”

1º Concurso de Produção de Poemas e o 1º Concurso de Contos Transposição Literária

Neste ano, o Brasil comemora o centenário de nascimento de João Guimarães Rosa e relembra os cem anos sem Machado de Assis. Para homenagear estes dois grandes nomes da literatura brasileira nada melhor do que uma “festa literária”. Pensando nisso, a Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (Fafi) em parceria com o Grupo de Pesquisa e Estudos em Gêneros Textuais e Ensino de Língua Materna e Estrangeira (GenTE) realiza o 1º Concurso de Produção de Poemas e o 1º Concurso de Contos Transposição Literária, da Instituição.
Acadêmicos de todos os cursos da Fafi podem participar. As inscrições devem ser feitas de 1º a 30 de junho, a ficha de inscrição está disponível no site http://oguari.blogspot.com e poderá ser entregue em datas que serão publicadas nos editais; a monitores na biblioteca. A finalidade dos dois concursos é estimular a produção literária na Instituição. Além disso, “mostrar que os acadêmicos da Fafi têm talento e colocar este talento à mostra”, conta a professora Ana Paula Such.
O professor Josoel Kovalski explica no que consiste a Transposição Literária, a que se refere o concurso de contos. “Fazer uma transposição literária é trazer uma “verdade” do mundo exterior para o mundo literário. O conto, por ser literário, comporta uma verdade própria”.
Teve uma boa idéia? Então, caneta e papel na mão, imaginação e uma grande história na mente para anotar algumas características do conto. “O conto é uma narrativa de ficção relativamente breve e com poucos núcleos dramáticos, ou seja o “problema da história”; geralmente é um só. O clímax, que pode ser visto como a resolução do problema, coincide geralmente com o final da história”, afirma o professor Josoel.
 Portanto, as possibilidades de criação para os dois concursos são imensas e dependem de imaginação e sentimento. “Poesia é sentimento. Além de descobrir a literatura, ela faz você se descobrir. Descobrir um lado que talvez você mesmo não conheça. Você pode passar pelo processo da catarse”, afirma a professora Ana Paula. A catarse é a expressão de pensamentos e emoções que estavam reprimidos no inconsciente. 
Os acadêmicos poderão inscrever um conto e uma poesia. O resultado dos concursos será realizado no auditório da Fafi no mês de setembro, em data a ser marcada. Os primeiros lugares serão premiados com cultura, o 1º lugar do concurso de poesia receberá uma meia bolsa para cursar uma das pós-graduações da Instituição e o 1º lugar do concurso de contos receberá uma bolsa integral de uma das pós-graduações; impressora, Cds, livros, MP4 e pendrives farão parte da premiação dos demais lugares. Além disso, as melhores produções serão publicadas na revista eletrônica O Guari.
Em setembro a Instituição realiza o 1º Concurso de Declamação de Poemas (Codep). Que está sendo divulgado como a 1ª edição por se tratar de uma nova roupagem que será divulgada nos próximos dias.

Serviço:
Não será cobrada taxa de inscrição.
O regulamento e as fichas de inscrição podem ser acessados no endereço http://oguari.blogspot.com.

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100