Programa Saúde do Trabalhador será lançado nesta quinta-feira

           
   Os trabalhadores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) terão ações específicas para a redução e prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Nesta quinta-feira, 09, será lançado o Programa Saúde do Trabalhador no miniauditório do campus de Paranavaí, às 14h30. O programa é uma realização da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento (Progesp) e será coordenado pelos integrantes do Grupo de Trabalho Saúde do Trabalhador.
   De acordo com o pró-reitor, professor Sidney Kempa, a ideia é proporcionar uma melhor qualidade de vida aos professores e agentes universitários da universidade por meio das atividades que serão realizadas. “Temos uma equipe que conduzirá os trabalhos com o objetivo implantar ações de promoção a saúde e prevenção de doenças. As discussões sobre o projeto começaram no ano passado e agora começam a ganhar forma e atingir a comunidade universitária”, detalha.
   A diretora do Centro de Ciências da Saúde no campus de Paranavaí, professora Maria Antonia Ramos Costa, é uma das responsáveis pelo programa e explica que as ações serão iniciadas em Paranavaí como uma proposta piloto para validação dos instrumentos de coleta de dados e aprimoramento da equipe de pesquisadores que estarão envolvidas. “Inicialmente desenvolveremos o programa por meio de um projeto de pesquisa que vai analisar o perfil sócio demográfico, econômico, clínico e fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis dos servidores. Depois, vamos propor oficinas educativas como estratégia de educação permanente voltadas à saúde do trabalhador”, antecipa.
  Para o êxito do programa, a Progesp e a coordenação solicitam o apoio das direções de campus e de centros de área, coordenações de cursos e chefias das divisões na divulgação e incentivo para que todos os servidores participem.
  GT - O Grupo de Trabalho que trata sobre o assunto foi constituído por indicação do Conselho Universitário (COU). Os integrantes foram nomeados em portaria específica e é composto pelos professores Carlos Molena, Maria Antonia Ramos Costa e Clara Márcia de Freitas Piazetta, e pela agente universitária Gisele Thá, dos campi de Curitiba II e de Paranavaí.


Cássio Henrique Ceniz
Unespar | Universidade Estadual do Paraná
Jornalista | Assessoria de Comunicação


Assessoria de Comunicação
FAFIUV

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100