BOLETIM DE EVENTOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ

   
   Varal Solidário – Pensando em ajudar quem precisa, o curso de Letras do campus de Campo Mourão está realizando a campanha Varal Solidário. Estudantes, professores e agentes universitários podem colaborar fazendo a doação de, pelo menos, uma peça de roupa. A entrega deve ser realizada na caixa da campanha, localizada no saguão do Protocolo Geral/Secretaria Acadêmica, até a próxima quarta-feira, dia 13 de julho. Depois das arrecadações, as roupas serão disponibilizadas em um varal para a população de Campo Mourão. Colabore!
   CineFAP – A Árvore dos Tamancos será exibido na segunda-feira, dia 11, em mais uma edição do CineFAP. O filme dirigido pelo italiano Ermanno Olmi será apresentado às 19 horas, no auditório Antonio Melillo, no campus de Curitiba II. Neste mês, o projeto dá sequência ao debate que foca no cinema político italiano. A exibição é aberta à comunidade e os estudantes do curso de cinema mediam os debates.
   Mostra Cinematográfica – Na quarta-feira, 23, será exibida e debatida a segunda produção cinematográfica que integra a programação da mostra “Mulheres em Foco: resistências”. O filme As Horas, dirigido por Stephen Daldry, foi o escolhido da comissão organizadora. As atividades da mostra estão acontecendo durante todas as quartas-feiras de julho, às 14h30, na Biblioteca Mário Lobo de Paranaguá. O evento é gratuito e voltado para maiores de 16 anos. A atividade é uma iniciativa do curso de Letras e do Coletivo Cláudia, ambos da Unespar campus de Paranaguá, que objetivam discutir as violências contra as mulheres.
   Seminário sobre Gênero – Os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais são os temas principais a serem debatidos durante o II Seminário sobre Gênero. O evento será realizado na quarta e quinta-feira, dias 13 e 14, na Unespar campus de Paranavaí pelo Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Políticas Públicas, vinculado ao curso de Serviço Social. O seminário vai reunir estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, gestores, profissionais de diferentes áreas e pessoas da sociedade para refletir, debater e propor alternativas para enfrentamentos. A programação completa está disponível em www.fafipa.br/genero.
   Hospedagem EAIC – Para facilitar a participação dos acadêmicos e professores no II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar (EAIC) serão ofertados dois tipos alternativos de hospedagem. Um deles é a Hospedagem no Campus que disponibilizará 80 vagas para alojamento no próprio campus de Paranavaí, sede do evento. Outra opção é a Hospedagem Solidária. Neste caso, os estudantes e professores do campus de Paranavaí podem acolher os visitantes durante os dias do evento. Os interessados utilizar ou oferecer os benefícios devem efetuar o preenchimento dos formulários eletrônicos disponíveis no site do EAIC: www.fecilcam.br/eaic.
   Jogos Africanos – A lei 10.639/03 instituiu a obrigatoriedade de ensinar história e cultura africana nos estabelecimentos de ensino da rede básica. Pensando nisso, a Unespar, campus de Campo Mourão, vai ofertar um minicurso que objetiva abordar as possibilidades de utilização de jogos africanos nas aulas de matemática. Acadêmicos do curso de matemática e professores de matemática da educação básica podem se inscrever até 22 de julho. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do link http://goo.gl/forms/iRwlCdtsamVHXP813.
   Minicurso – O curso de Ciências Econômicas, do campus de Apucarana, promove no próximo dia 23 o minicurso “Política de defesa da concorrência no Brasil”. As inscrições estão abertas e os interessados podem inscrever-se em www.fecea.br/cursos. A atividade será ministrada pela professora, doutora Andréia Moreira da Fonseca Boechat, e estão disponíveis 33 vagas.
   Educação, Diversidade e Cultura – O texto de Rachel Soihet e Joana Maria Pedro – A emergência da pesquisa da História das Mulheres e das Relações de Gênero – será a base para os debates no segundo encontro do Seminário em Educação, Diversidade e Cultura: interlocuções possíveis. A atividade do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (Gepedic) acontece na quarta-feira, às 18 horas, no miniauditório do campus de Campo Mourão da Unespar. A programação prevê a realização de um encontro ao mês até dezembro.
   
Cássio Henrique Ceniz
Unespar | Universidade Estadual do Paraná
Jornalista | Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação
FAFIUV

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100