Aumentam aprovações de projetos no Programa de Iniciação Científica da Unespar

   Um total de 224 projetos foi aprovado para o Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O número representa um crescimento de 7,7% nas pesquisas que serão desenvolvidas pelos acadêmicos, orientados pelos professores da instituição, no biênio 2016/2017. O resultado foi divulgado nesta semana pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).
   De acordo com o pró-reitor, professor Frank Antonio Mezzomo, as inscrições e homologações do processo de seleção já indicavam o crescimento da participação dos professores e acadêmicos. Além disso, salienta que os trabalhos foram avaliados por professores dos diversos campi da Unespar e de outras Instituições de Ensino Superior. “Atuando como avaliadores ad hoc, os professores contribuem com o amadurecimento das propostas de pesquisas que serão iniciadas e auxiliam na consolidação do nosso programa de Iniciação Científica”, argumenta.
   Para o reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, a inserção dos estudantes em atividades como a Iniciação Científica é fundamental. Segundo ele, o programa contribui para a formação de indivíduos capazes de buscar e aplicar o conhecimento, bem como formar pesquisadores. “Essa é a oportunidade dos acadêmicos conhecerem o desconhecido, transformarem a sociedade e uma aposta da universidade no futuro”, afirma.
   Dentre as aprovações estão projetos que terão a possibilidade de receber bolsa ou de serem executadas por acadêmicos voluntários. Conforme detalha o edital 10/2016 da PRPPG, o pagamento do benefício obedecerá a classificação por campus e área de conhecimento. Para isso, será necessário aguardar o recebimento das cotas de bolsas das agências de fomento e da instituição.  “A concessão da bolsa ao aluno fica condicionada ao atendimento dos requisitos, prazos e documentação estabelecidos pela PRPPG e pelos editais/regulamentos de cada agência de fomento”, consta no documento.
   Execução – Os projetos de pesquisa selecionados vão iniciar as atividades no dia 1º de agosto e encerrarão em 31 de julho de 2017. Nesse período, os participantes deverão cumprir algumas exigências como a apresentação de relatórios parcial e final, publicar e apresentar os resultados da pesquisa no Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar (EAIC). Todos os detalhes sobre o programa podem ser consultados em http://prppg.unespar.edu.br.
   EAIC – Entre os dias 15 e 17 de outubro a Unespar realiza a segunda edição do EAIC. Neste ano, o evento acontecerá no campus de Paranavaí e os participantes do PIC são obrigados a efetuarem o envio de trabalhos até amanhã, sexta-feira 15 de julho, somente pelo site www.fecilcam.br/eaic. Os resumos devem conter no máximo 25 linhas, ter até três palavras-chave e três autores.


   
Cássio Henrique Ceniz
Unespar | Universidade Estadual do Paraná
Jornalista | Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação
FAFIUV

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100