Unespar posiciona-se contra a reforma no Ensino Médio

   Diante do anúncio do governo federal nesta quinta-feira, 22, sobre a Medida Provisória (MP) para alterar o currículo do Ensino Médio, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) produziu uma nota em que demonstra preocupação com a situação.
   Além de caracterizar a mudança como um retrocesso, o pró-reitor Mário Cândido de Athayde Júnior considera a atitude antidemocrática, pois não foi levada à discussão com educadores, estudantes e a sociedade em geral.
   Segundo o pró-reitor, “a reforma desconsidera dimensões essenciais para a formação integral dos jovens estudantes brasileiros”. Além disso, convoca a comunidade da Unespar para um amplo debate “pela necessária ampliação do acesso dos jovens ao Ensino Médio público e de qualidade”.
   Leia a nota na íntegra:
   
    NOTA DA PROGRAD À COMUNIDADE ACADÊMICA DA UNESPAR RETROCESSO NO ENSINO MÉDIO
   Frente às mudanças impostas por Medida Provisória do Governo Federal ao Currículo do Ensino Médio, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) sente-se no compromisso de registrar publicamente sua preocupação com o caráter antidemocrático de tal estratégia, levada a efeito sem a prévia discussão com educadores, estudantes e a sociedade em geral.
   Embutida na falsa premissa da “flexibilização”, ao eliminar a obrigatoriedade de componentes curriculares das áreas das Artes, Educação Física, Sociologia e Filosofia, a reforma desconsidera dimensões essenciais para a formação integral dos jovens estudantes brasileiros, negando-lhes o direito a uma formação básica comum, bem como às formas de produção da ciência e suas implicações éticas, políticas e estéticas.
   Responsável pela coordenação e articulação institucional da Graduação –estreitamente vinculada ao Ensino Médio – a Pró-reitoria conclama a comunidade acadêmica desta Universidade Pública a contribuir de maneira qualificada no debate e na luta pela necessária ampliação do acesso dos jovens ao Ensino Médio Público e de Qualidade, a partir da premissa de que um ENSINO DE QUALIDADE pressupõe ações não só na organização do currículo (sempre ampla e democraticamente discutidas), como também nas dimensões da formação de professores, das condições do trabalho docente, da estrutura física e material das unidades escolares e na implantação de políticas de assistência estudantil, dentre outras.
   
Paranavaí, 22 de setembro de 2016.
Mário Cândido de Athayde Júnior
Pró-reitor de Ensino de Graduação
   
   
   

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