BOLETIM DE EVENTOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ

   
   Volta às Aulas – Segunda-feira, dia 17, será a vez dos campi de Curitiba I e de Paranaguá iniciarem as atividades. Calouros e veteranos serão recepcionados pelos campi e começam os dias letivos referentes aos calendários acadêmicos de 2017 que estão disponíveis em www.unespar.edu.br/estudantes.
   Audiências – A reitoria da Unespar realiza, na próxima semana, mais duas audiências públicas. A primeira será no campus de Apucarana, na segunda-feira (17), às 14 horas, no auditório José Berton. Na terça-feira (18) será no campus de Paranavaí, às 9 horas, no miniauditório. Professores, agentes universitários e acadêmicos estão convidados a participar e debater o cotidiano da universidade.
   Jornada Universitária – A defesa da Reforma Agrária Popular estará em discussão nesta segunda e terça-feira, dias 17 e 18, durante a III Jornada Universitária que será realizada no campus de Paranavaí. Para participar basta inscrever-se na abertura do evento, às 19 horas, com a doação de alimentos não perecíveis ou enlatados. A jornada é uma atividade do Grupo de Estudo e Pesquisa da Educação e Diversidade do Campo (Gepedic) e contará com mesas redondas, discussão cinematrográfica e relatos de experiências.
   PSS – O Processo Seletivo Simplificado (PSS) que vai contratar 54 professores colaboradores para a Unespar encerra as inscrições na terça-feira, dia 18. São vagas em diferentes áreas do conhecimento para os sete campi. Em www.unespar.edu.br/concursos é possível acessar o edital completo e efetuar as inscrições que custam R$ 100.
   PROVAR – A Unespar recebeu 2.125 inscrições no Processo Seletivo de Vagas Remanescentes (Provar) que oferta 498 vagas para os cursos da instituição. O resultado com a classificação foi publicado em www.unespar.edu.br/matriculas e os candidatos deverão comparecer aos campi para matrícula na terça-feira (18), respeitando o horário definido para cada curso.
   Dia do Livro – Para comemorar o Dia Mundial do Livro, a biblioteca Jorge Amin Maia, do campus de Apucarana, está realizando exposição de obras de autores de Apucarana até 28 de abril. A visitação é aberta para toda a comunidade das 8 às 22 horas. Além disso, na segunda-feira (18), às 19h30, ocorrerá um bate-papo literário com a professora e escritora, Leny Fernandes Zulim no auditório José Berton.
   Exposição de Pinturas – “Imersão em Cores” é o nome da exposição que será aberta na terça-feira (18), às 19 horas, na Galeria Belas Artes, do campus de Curitiba I. Os visitantes poderão ver até 27 de abril uma diversa produção em pintura realizada pelos alunos da disciplina de Pintura I. A galeria está localizada na Rua Francisco Torres, n 253.
   Prática da Cor – Na quarta-feira (19), o Memorial de Curitiba apresenta a exposição resultante do curso de extensão “Prática da Cor: história, ciência e arte” realizado no campus de Curitiba I.  A mostra trará os trabalhos que tiveram como foco a cor e suas possibilidades de relação. As visitações estarão abertas até 21 de maio; de terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e 13 às 18 horas; aos sábados, domingos e feriados das 9 às 15 horas. O endereço do Memorial é Rua Claudino dos Santos, 79, Salão Paraná - 2º andar.
   A arte de Daniel – As produções do ex-aluno do curso de Gravura do campus de Curitiba I da Unespar, Daniel Conrade, foram reunidas na exposição que retrata povos indígenas e natureza. A mostra é uma homenagem pela morte do estudante ocorrida em janeiro. A abertura será na quarta-feira (19), no Museu Paranaense, às 18 horas, e poderá ser visitada até 16 de julho.
   Educação, Sexualidade e Diversidades – As submissões de trabalhos para a I Semana de Educação, Sexualidade e Diversidades serão encerradas na sexta-feira (21). Os interessados em participar devem enviar as propostas para o e-mail sesd2017@gmail.com. A programação será realizada entre 22 e 25 de maio, no campus de Apucarana. Informações em www.facebook.com/sesd2017.
   Simpósio de Flauta Doce – Palestras, concertos, minicursos, masterclasses e seções de comunicações são as atividades que integrarão a programação do IV Simpósio Acadêmico de Flauta Doce do campus de Curitiba I. As submissões de trabalho a serem apresentados podem ser efetuadas até 23 de abril pelo e-mail simpflautadoce@unespar.edu.br. O evento será realizado nos dias 26 a 27 de maio. Detalhes em www.embap.pr.gov.br.
   Estudos Literários – Até quinta-feira (20) é possível inscrever-se para a pós-graduação lato sensu em Estudos Literários. O curso é gratuito e será realizado no campus de Campo Mourão por meio do Colegiado de Letras e do Grupo de Pesquisa em Diálogos Literários. Os critérios para inscrição e seleção dos candidatos estão publicados em www.fecilcam.br/estudosliterarios.
   História Oral – No mês de maio o campus de Apucarana sediará a primeira turma do curso “A História Oral como Metodologia de Pesquisa”. O foco serão assuntos como Memória e História Social. Os interessados podem se inscrever até 30 de abril em www.fecea.br/cursos. Os inscritos participarão de atividades teóricas e práticas sempre aos sábados.
   Eleição em CM – Estão abertas as inscrições das chapas para a eleição que vai definir a direção e vice-direção do campus de Campo Mourão da Unespar. Os interessados terão até o dia 20 para formalizar as candidaturas seguindo a Resolução 01/2014 do Conselho Universitário (COU). Acadêmicos, docentes e agentes universitários do campus votam no dia 18 de maio das 8 horas às 21h30.
   Comunicação e Estilo – O Programa de Capacitação do Servidores do campus de Curitiba II está com as inscrições abertas para o workshop “Comunicação & Estilo – O que vestir para o trabalho” que será realizado nos dias 12 e 16 de maio. O evento é voltado para todos os servidores da Unespar e possui 10 vagas para alunos. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail hr.sauthier@gmail.com até o dia 10 de maio ou enquanto houver vagas.
   Diversidade Sexual - Profissionais da educação vinculados à rede básica de ensino poderão participar do curso de extensão “Diversidade Sexual na Escola: formação de professores para o enfrentamento da homofobia”. As inscrições podem ser efetuadas pelo e-mail cursodiversidadesexualunespar@gmail.com. A capacitação será oferecida em cinco encontros aos sábados, no campus de Paranavaí, com início em 29 de abril.
   
   
   
   
Cássio Henrique Ceniz
Unespar | Universidade Estadual do Paraná
Jornalista | Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação
FAFIUV

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100