Legislação ambiental é assunto chave de especialização da Fafiuv

O curso intensivo segue até a sexta-feira, 18.

 

            Uma aula dinâmica, descontraída, interessante e acima de tudo participativa. Essa foi a cena observada ontem, na sala 20, localizada no segundo andar da Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (Fafiuv). Uma didática diferente envolveu 34 pessoas com um assunto bastante debatido em todo o País. Trata-se da legislação ambiental. O tema é assunto chave de uma das oito especializações oferecidas pela Fafiuv, intitulada Meio Ambiente, manejo integrado de fauna e flora.

            Os cursos de Pós-Graduação “Lato Sensu” acontecem em dois momentos: Intensivo de duas semanas no mês de janeiro e uma semana no mês de julho, que neste ano acontece de 14 a 18 de julho, e os módulos ofertados aos sábados, todos perfazendo um total de 40 horas cada. Os oito cursos envolvem acadêmicos, professores e especialistas das Gêmeas do Iguaçu e região nas salas de aula da Instituição; bem como palestrantes convidados de demais universidades, sendo muitos deles mestres e doutores.

            Para falar sobre o assunto, foi convidado o engenheiro agrônomo com especialização em meio ambiente, mestrando da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuante na assessoria da presidência do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), professor Jairo Macedo. A especialização contou com a presença de acadêmicos do curso de Biologia da Fafiuv, professores, zootecnistas, agrônomos e profissionais que atuam na área de meio ambiente. “O principal objetivo é discutir a legislação ambiental que, embora seja nacional, tem algumas diferenças entre os estados. Neste caso, vamos estudar as diferenças encontradas na legislação do Paraná e de Santa Catarina. Será uma troca de conhecimentos, entre docentes e alunos; excelente”, afirma o professor Jairo.

             De acordo com o professor Jairo, a atuação e o impacto da legislação ambiental devem envolver situações e experiências vivenciadas por representantes dos diversos segmentos da sociedade. Para isso, foram convidadas autoridades e atuantes da área ambiental da região que, segundo o professor Jairo, se dispuseram a relatar sua experiência e repassar informações e conhecimentos sobre a aplicação da legislação.

Na segunda-feira, a chefe do escritório regional do IAP, Beatriz B. Woehl contribuiu com sua experiência na área. Na terça-feira, a fala fica sob a responsabilidade do engenheiro químico e civil que é presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Vale do Iguaçu (AEAVI), Adaílton M. Lehrer. Para quarta-feira, é a vez do presidente do Sindicato Patronal da Madeira, José Luiz Dissenha. Já, na quinta-feira, o professor Jairo e os alunos contarão com duas presenças, do presidente da Associação Comercial e Empresarial, Marco A. Sterle e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Valdir L. Cortelini. Para finalizar, na sexta-feira, o curso contará com abordagens do promotor de justiça de União da Vitória, doutor André Bortolini.

            O professor Jairo lembra que a legislação ambiental é uma ferramenta de defesa da sociedade, no que concerne à fiscalização e autuação dos crimes cometidos contra a fauna e a flora. O ideal é que essa fiscalização comece pelos próprios municípios e estados. “A intenção do intensivo é mostrar caminhos de interpretação e interação dos segmentos sociais com a legislação ambiental”, conta o professor.

 

Cursos de Pós-Graduação em fase de conclusão:

Educação Especial

Psicopedagogia

História e Sociedade

Biologia: Manejo Integrado de Fauna e Flora

Língua Portuguesa e Literaturas

Ensino da Matemática

Análises Químicas Aplicadas

 

 

 

FOTOS:

Professor Jairo Macedo

 

 

Acadêmicos do curso de Biologia da Fafiuv, professores, zootecnistas, agrônomos e profissionais que atuam na área de meio ambiente durante o curso

 

 

Assessoria de Comunicação

Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza

Acadêmicas: Josiane Fontana e Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100