Projeto de extensão da Fafiuv: Contando nossa história, construindo cidadania

             As visitas orientadas aos locais históricos da cidade, realizadas pelo Projeto Contando Nossa História, Construindo Cidadania do Colegiado de História da Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (Fafiuv) têm promovido o ensino da história local e a educação patrimonial para os alunos de 3ª e 4ª séries das escolas municipais. Além do curso de Magistério do Colégio Estadual Túlio de França, 18 das 24 escolas do município de União da Vitória já participaram das atividades neste primeiro semestre.

            As atividades do projeto são desenvolvidas pela professora recém-formada Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski, pelos acadêmicos do curso de História Daniel Rocha Junior, Elaine Haubricht, José Roberto Correa Such, Margarete Rau Calisto e Suelen Antoniazzi, sob a orientação do professor Ddo. Ilton César Martins, professor Ms. Jefferson William Gohl e professora Ms. Leni Trentim Gaspari.

O intuito é tirar a criança da sala de aula para ensinar a história nos locais significativos desta história, como no caso de União da Vitória, na região do vau do Rio Iguaçu, na Estação Ferroviária ou diante de monumentos em praças públicas; permitindo que a criança adquira não apenas o conhecimento teórico da história, mas também a experiência de conhecer melhor sua cidade, o patrimônio histórico e cultural que ela possui para, a partir deste conhecimento, passar a valorizar e a preservar.

As atividades terão continuidade no segundo semestre deste ano com as escolas municipais de União da Vitória e também nos municípios de Porto Vitória e Paula Freitas, tendo em vista a realização de pesquisa sobre a história local, no primeiro semestre, pela equipe de professores e alunos anteriormente mencionada.

 

BOX

“Hoje foi o melhor dia da minha vida ...”

 

A redação do aluno Luiz Roberto Cordeiro da 3ª série da Escola Municipal Professor Didio Augusto, do bairro Limeira em União da Vitória, escrita em junho deste ano, demonstra a relevância desta atividade:

 “Hoje foi o melhor dia da minha vida. Eu fui ao bairro Navegantes e vi o barco mais antigo de 100 ano. E também vi o estádio Antiocho Pereira eu gostei muito fui a praça de União da Vitória, vi o koala vi também o rio Iguaçu as professoras me contaro de três pontes de madeira e de ferro e outras fui de baixo de uma ponte foi muito legal gostei muito. Parece que viajei no mundo. Conheci três professoras elas eram legais de mais gostei de tirar fotos com a professora. Eu brinquei com a Amanda Perolaine e o Diego. Vimos um Quadro cheio de fotos antigas. Fui ao túnel de pessoas parar não podemos passar porque estava alagado porque quebrou a bomba que emporava a água. Vimos o trem e vimos uma foto de verdade dos tropeiros, contaram de uma mulher que fazia parto e era uma pessoa sega. Vimos uma pintura de tropeiro e eu soube que não era 1 homem que tocava os gado eram muitos. Vimos uma casa que tem uma família de alemães. Entremos no vagão do trem. Fim.”

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza

Acadêmicas: Josiane Fontana e Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100