Fafiuv apresenta universo hispânico

1ª Jornada de Estudos Hispânicos “língua e cultura” acontece em setembro na Instituição

 

            Que tal conhecer a Espanha no mês de setembro? Um convite irrecusável, não é mesmo? Então aperte o cinto para uma viajem pra lá de especial. Preste atenção. O convite é feito pelo Centro de Estudos Hispânicos do Vale do Iguaçu e o Colegiado de Letras da Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (Fafiuv). A intenção é aproximar a comunidade das peculiaridades que construíram e tornam o país da Europa meridional, um dos países mais fascinantes do globo terrestre.  

Gostou da idéia? Para fazer a viagem é muito simples. Basta você se inscrever na 1ª Jornada de Estudos Hispânicos “língua e cultura” que acontece nos dias 19 e 20 de setembro na Instituição. As inscrições estarão abertas de 4 de agosto a 5 de setembro com o valor de R$ 25,00 e certificação de 20h.

De acordo com o diretor cultural do Centro de Estudos Hispânicos, professor Atílio Augustinho Matozzo, os estudos hispânicos analisam o universo da língua espanhola, além da troca de experiências entre professores, acadêmicos e simpatizantes da língua. A previsão é reunir no Salão Nobre da Fafiuv cerca de 500 participantes para o evento. “O principal objetivo do evento é compartilhar experiências e aproximar a comunidade da cultura de outro país”, afirma.

            Segundo o professor Atílio, o ciclo de Estudos Hispânicos apresentará uma série de debates, mini-cursos e conferências centradas nos seguintes temas: Motivação e aprendizagem no ensino de Línguas Estrangeiras com o professor Ms. Éderson José de Lima (Fafiuv); Literatura Espanhola e Hispânica com a professora Esp. Inês Skreptz (GenTE); Cultura e Culinária Hispânica com o professor Esp. Romano Berejuk (Uniuv); Estudos Históricos da Língua Espanhola com o professor Esp. Luiz Hélio Chmieleski (GenTE); Materiais Didáticos com a professora Mda. Melissa Andrés Freitas (UEPG/PG – UFPR); Panorama da Pintura Espanhola com a professora Esp.  Ana Paula Such (Fafiuv) e Tecnologia e ensino de Língua Estrangeira com as professoras Mda. Andréa Knopfle (CELIM/ PG - UFPR) e a Mda. Kátia Aioko Murata (CELIM PG - UFPR).

 

Preparativos

            Nos bastidores do evento, não falta dedicação da equipe organizadora para buscar informações sobre as peculiaridades que fazem parte da história do povo espanhol. Todo o emaranhado de informações e curiosidade colhidas são discutidas e apresentadas semanalmente durante os encontros do Centro de Estudos Hispânicos do Vale do Iguaçu. A presidente do Centro de Estudos, professora Ivone Waldraff, acrescenta, dizendo que a formação do Centro de Estudos Hispânicos é bem recente. Fundado no dia 12 de junho deste ano, o Centro é considerado o órgão máximo de representação dos estudantes, professores e interessados na língua e na cultura espanhola.

 

Programação

Sexta-feira – dia 19

18h – Credenciamento e entrega de materiais

19h – Abertura da Jornada

19h30min – Palestra I (a definir)

20h30min – Apresentação Cultural I (a definir)

21h30min – Jantar Típico Espanhol (Paella, por adesão R$ 15,00)

 

Sábado - dia 20

8h – Mini-cursos com os temas relacionados na matéria (30 vagas por mini-curso)

10h – Intervalo Cultural – Declamação de poesia e leitura de contos

10h30 – Palestra II (a definir)

12h – Almoço

13h30 – Mesa-redonda (professores da Fafiuv, ex-acadêmicos e professores do CELEM) “O ensino de língua espanhola no século XXI: desafios e novidades”

15h – Apresentação Cultural II – Música e Literatura

16h – Abertura da I Feira de Pratos Hispânicos Típicos

18h – Encerramento e entrega dos certificados aos participantes

 

 

 

 

Fotos

 

Diretor cultural e a presidente do Centro de Estudos Hispânicos, professores Atílio Augustinho Matozzo e Ivone Waldraff

 

Nos bastidores do evento, não falta dedicação da equipe organizadora para buscar informações sobre as peculiaridades que fazem parte da história do povo espanhol

 

 

Assessoria de Comunicação

Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza

Acadêmicas: Josiane Fontana e Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100