Um quinteto dedicado à arte de ensinar

Acadêmicas de pedagogia da Fafiuv concentram seus conhecimentos e dedicação no projeto Apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem nas escolas da região

 

 

            Elas são meigas, com olhares sinceros, sorrisos largos e vozes tão suaves que chamam a atenção de qualquer pessoa para ouvir seus ensinamentos ou mesmo para uma conversa informal. Além disso, elas possuem corações enormes capazes de armazenar muitas histórias de vida. História de pessoas que aprenderam a resolver equações matemáticas, fórmulas de química e física, e a escrever comoventes textos para as aulas de português. Juntas, elas até parecem uma equipe de super-heróis de histórias em quadrinhos, criados durante a década de 60, que se chama Quarteto Fantástico. Mas a história real que vamos contar conta com uma integrante a mais. Podemos chamá-las então de ‘Quinteto Fantástico’, onde as heroínas atuam unidas com um propósito em comum. Elas dedicam-se à arte de ensinar alunos com dificuldades de aprendizagem nas escolas de União da Vitória e municípios vizinhos.

            O ‘Quinteto Fantástico’ é formado pelas acadêmicas do 2º e 3º ano do curso de pedagogia da Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (Fafiuv). Da equipe, fazem parte as acadêmicas Ana Paula Romanoski, Ângela Maria Sobota, Eliane Cristina dos Santos, Luciane Gruba e Regiane Eidam de Oliveira. Com o apoio das professoras Ms. Rosana B. Ansai, Ms. Maria S. Gruner, Ms.  Roseli B. Klein e da pedagoga egressa da Fafiuv, Maria Simone C. Tenchina, desenvolvem o projeto Apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. O projeto é coordenado pela professora Ms. Rosana B. Ansai e faz parte dos programas de apoio às licenciaturas do programa de extensão universitária Universidade sem Fronteiras da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

            A pedagoga Maria Simone lembra que o projeto teve início em outubro de 2007 e segue até outubro de 2008, com possibilidade de prorrogação para mais um ano. Segundo a pedagoga, como as acadêmicas são bolsistas do programa, todas são remuneradas pelo trabalho que exercem.

Atualmente são atendidos 106 alunos das escolas que contam com o auxílio do projeto que são a Escola R. M. Interventor Manoel Ribas da localidade do Rio Vermelho em União da Vitória, Escola R. M. Dr. Lauro Muller Soares da localidade do Santana em Cruz Machado, Escola Municipal prof. José Moura do Distrito de São Cristóvão, Escola Municipal Paulo Ider Hermann da localidade de Rondinha em Paula Freitas e Escola Municipal prof. Ezilda do A. Ferreira do bairro Santa Cruz em São Mateus do Sul.

Olhos brilhantes

            A acadêmica do 3º ano de pedagogia, Eliane C. dos Santos, afirma que a melhor recompensa do projeto são os olhos brilhantes de cada um dos alunos. Para ela, são olhos que expressam carinho, gratidão e vontade de aprender. “O projeto está sendo uma experiência maravilhosa. Quando vejo aqueles olhinhos brilhando diante do conteúdo aplicado em sala de aula, isso me torna ainda mais feliz”.

            O mesmo sentimento é compartilhado pela pedagoga Maria Simone. Ela explica que os objetivos do projeto consistem em oferecer, às crianças com dificuldade no processo de aprendizagem, atividades diversificadas que minimizem o fracasso escolar, melhorando sua auto-estima; também oferece, aos graduandos das diferentes licenciaturas da Fafiuv, oportunidades de atuação docente para que possam construir sua práxis educativa no contexto desafiador do aluno com dificuldades de aprendizagem. “As dificuldades que são encontradas pelos professores regentes em sala de aula são repassadas para as acadêmicas que através de atividades lúdicas e muito amor tentam sanar ou mesmo amenizar as dificuldades encontradas em sala de aula”.

Fotos

Dedicação e muito amor caracterizam o trabalho das acadêmicas e professoras de pedagogia para o sucesso do projeto Apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental nas escolas da região

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza

Acadêmicas: Josiane Fontana e Wannessa Stenzel

 

 

 



Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100