Fafiuv divulga a programação da 1ª Jornada de Estudos Hispânicos

A intenção é aproximar a comunidade das peculiaridades da Espanha

 

           

            O sonho em conhecer as peculiaridades da Espanha pode se tornar uma realidade. Nos dias 19 e 20 de setembro, o Centro de Estudos Hispânicos do Vale do Iguaçu e o Colegiado de Letras da Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (Fafiuv) proporciona a você uma viagem inesquecível. Mais um detalhe. Você não precisa de passaporte e nem viajar de avião. A viagem poderá ser feita aqui em União da Vitória mesmo, durante a 1ª Jornada de Estudos Hispânicos “língua e cultura”. Isso mesmo!

            De acordo com o diretor cultural do Centro de Estudos Hispânicos, Prof. Mdo Atílio Augustinho Matozzo, a intenção é aproximar a comunidade das peculiaridades que construíram e tornam o país da Europa meridional, um dos países mais fascinantes do globo terrestre. Segundo o professor Atílio, para participar dessa viagem é simples. É necessário se inscrever até o dia 5 de setembro no endereço eletrônico da Instituição: http://www.fafiuv.br, ao valor de R$ 25,00; com direito à certificação de 20h.

            Os estudos hispânicos analisam o universo da língua espanhola, além da troca de experiências entre professores, acadêmicos e simpatizantes da língua; além de difundir a cultura Hispanoamericana, através de debates e da feira de pratos típicos; discutir formas de abranger um número maior de interessados na língua espanhola e apresentar propostas para educadores, estudantes e comunidade no que tange ao ensino-aprendizagem de língua e literatura hispano. A previsão é reunir no Salão Nobre da Fafiuv cerca de 500 participantes para o evento.

Prepare-se. Não esqueça de anotar em sua agenda que a abertura da 1ª Feira de Pratos Típicos Hispanoamericanos será no dia 20 de setembro, às 15h no Ginásio de Esportes da Fafiuv. Portanto, reserve um bom espaço em sua mala para trazer muita “bagagem cultural”.

 

 

Programação

Dia 19

17h - Credenciamento e entrega de materiais

18h - Abertura

18h30min - Conferência I - Profª. Drª. Ana Josefina Ferrari (UNICAMP)

“A difusão da língua espanhola no Brasil: caminhos e perspectivas”

20h - Apresentação Cultural

21h - Jantar Típico Espanhol (por adesão) com a Banda B-Volt Acústico

 

Dia 20 de setembro

8h Minicursos: Literatura Hispanoamericana, profª. Esp. Inês Skrepetz (GenTE), - Panorama da Pintura Espanhola, profª. Esp. Ana Paula Such (Fafiuv); Materiais Didáticos, profª. Mda. Melissa Andres Freitas (UEPG/PG-UFPR); História da Língua Espanhola, prof. Esp. Luiz Hélio Chmieleski (GenTE), Gastronomia Espanhola, prof. Esp. Romano Berejuk (Uniuv); O Uso de Novas Tecnologias no Ensino de Línguas Estrangeiras, profª. Mda. Andrea Knöpfle (PG-UFPR), profª. Mda. Katia Aioko Murata (PG-UFPR); Língua Espanhola, profª. Esp.. Mara Regina Gregorio Kusma (C.E. Rio Vermelho – CELEM); (En)cantando el alumnado y produciendo lectores: El potencial didáctico del género textual “letra de música” (canciones) en la adquisición del idioma Español como Lengua Extranjera (E/LE), prof. Esp. Gilson Rodrigo Woginski (UNICS / CELEM-DEB-SEED).

 

10h30min - Intervalo Cultural (Música e Poesia)

11h - Conferência II - Profª.. Drª. Aline Coelho da Silva (UFTM)

“A Literatura na Ditadura de Franco”

12h - Almoço

13h - Mesa-redonda II - Moderadora: Profª. Esp. Ivone dos Passos Waldraff (FAFIUV); Profª. Esp. Rosemira Mendes de Souza (UFTM); Prof. Ms. Ederson Jose de Lima (FAFIUV); “O ensino-aprendizagem de língua espanhola no século XXI: desafios e perspectivas"

 

14h30min - Intervalo Cultural

15h - Conferência III - Prof. Drª. Ester Mussini (PUC-PR)

“O humor em tempos de cólera e... nas aulas de espanhol”

16h – Abertura da I Feira de Pratos Típicos

16h15min - Mesa-redonda III - Moderador: Prof. Mdo. Atilio Matozzo (GenTE/FAFIUV/PG-UFPR); Acadêmica Débora Zaporo (Fafiuv); Acadêmica Mari Helena Martins (Fafiuv); “Pesquisa em Língua e Literatura Espanhola na graduação”

17h30min - Encerramento e entrega de certificados

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza

Acadêmicas: Josiane Fontana e Wannessa Stenzel 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100