Fafiuv se faz presente na reunião com o Governador do Estado

A reunião serviu para divulgação de novos programas educacionais

       No dia 11 de agosto, a vice-diretora da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), professora Leni Trentim Gaspari e o coordenador do curso de História, professor Ilton César Martins, estiveram participando de uma reunião na cidade de Curitiba. Esta reunião contou com a presença do governador do estado, Roberto Requião, do vice-governador Orlando Pessuti, além de reitores e diretores das Instituições de Ensino Superior do Paraná, representantes dos sindicatos da Educação Básica e Ensino Superior e secretários do governo Requião.

       A reunião serviu para divulgação de novos programas educacionais e para mostrar os ótimos resultados obtidos pelo sistema educacional paranaense, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio; assim como os recentes resultados divulgados a respeito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Como divulgado na página da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Enade classificou sete cursos das universidades e faculdades públicas do Paraná entre os 25 melhores do país - seis cursos das nossas Universidades Estaduais e um curso da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Esses cursos conquistaram nível de excelência, com conceito máximo (5) nos três quesitos de avaliação do Enade. Em um discurso de intensa defesa da escola pública, o governador Requião lembrou que nenhuma faculdade ou universidade particular conquistou a nota máxima.

       Além disso, foram assinados vários decretos e projetos de lei de interesse da educação paranaense. Um deles é o que implanta o curso de medicina na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com início das aulas para o segundo semestre do próximo ano. O curso, que passa a contar com o Hospital Universitário, terá 40 vagas anuais. O governador acredita que muito em breve este curso seja uma referência no Paraná.  Lembrando os gastos em propaganda realizados pelo governo Lerner, disse Requião: “Esses investimentos estão sendo possíveis porque cortamos as despesas com publicidade. O governo anterior gastou R$ 1,5 bilhão em publicidade nos últimos dois anos, nós não gastamos nada; e esse dinheiro está viabilizando planos de investimentos em educação”. Os investimentos aos quais se referia o governador eram o aumento real de 10% para os 110,5 mil professores da Educação Básica, a construção de 12 novas escolas e 600 quadras esportivas nas escolas que ainda não as possuem.

      O governador ressaltou também a importância do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) com o envolvimento do Ensino Superior; que está garantindo cada vez mais a relação das universidades e faculdades com a comunidade, cumprindo sua função universal pela produção de saberes.

       O ensino Superior também recebeu ótimas notícias. O mesmo aumento de 10% anunciado para a Educação Básica foi anunciado para professores das faculdades e universidades do Estado. Ressalte-se apenas que este é um aumento real, pois anteriormente os profissionais da educação já haviam recebido 5% referentes à inflação acumulada no ano anterior. Marta Lunardon e Lygia Pupatto, secretárias da Administração e Previdência e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, respectivamente, anunciaram que para o ensino superior “temos projeto de lei que trata da reformulação da carreira dos docentes do ensino superior e beneficia 10,2 mil professores”.

       Em síntese, o projeto aglutina os atuais quatro níveis salariais de professor auxiliar — em início de carreira — num único nível, estabelece adicional de 20% para o título de especialista e diminui de 25% para 15% ou 10% a diferença dos vencimentos entre as diversas classes do quadro.

 

Fotos:

Assinatura da implantação do curso de Medicina na UEPG

 

Governador anuncia ótimos resultados da educação no Paraná e aumento de salários para os professores

 

 

Assessoria de Comunicação

Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza

Acadêmicas: Wannessa Stenzel  



.


Voltar
Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100