Acadêmicas fazem estágio e curso de Manejo em Herbário no MBM

            Nos dias 21 a 25 do mês de julho do corrente ano, as acadêmicas Jocasta Lerner e Jézili Dias, realizaram um estágio junto ao Museu Botânico Municipal de Curitiba, em trabalhos de herbário, como montagem de exsicatas e um ênfase em classificação e determinação do material botânico para coleções com a presença da equipe do MBM e do Dr. Gerd Günter Hatschbach.
            Como complemento deste treinamento, no dia 26 as mesmas realizaram um curso de Manejo em Herbário, ministrado pelos biólogos Clarice Bolfe Poliquesi e Osmar dos Santos Ribas enfocando neste, principalmente a coleta, prensagem do material e métodos que antecedem a determinação das espécies botânicas, além da montagem do mesmo.
            A Fafiuv mantém o Herbário Vale do Iguaçu, que pertence as dependências da Instituição, este é comandado pelo Prof. Bernardo Knapik que por muito tempo trabalhou as disciplinas botânicas da mesma. Atualmente consta de quase 700 espécies registradas e mantém vinculo com o Museu Botânico Municipal de Curitiba, com o qual realiza permutas (trocas) do acervo botânico.
            A equipe é composta como citado anteriormente pelo Prof. Bernardo e sua esposa, Prof. Terezinha Knapik e acadêmicos de todas as séries do curso de Ciências Biológicas.Todo o trabalho realizado é de caráter voluntário.

Jocasta Lerner, Juarez Cordeiro (responsável técnico do MBM) e Jézili Dias.

Dr. Honoris Causa em Botânica Gerd Günter Hatschbach


Trabalho de Montagem de exsicatas no MBM.

 


Biólogos: Osmar dos Santos  Ribas e Clarice Bolfe Poliquesi, ministrando curso de Manejo de Herbário.

Estufa de Vidro - Jardim Botânico - Curitiba

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100