Uma semana dedicada aos profissionais que estudam a vida

Para festejar o Dia do Biólogo, comemorado hoje, 3, a Fafiuv realiza o 7º Cesb entre os dias 1 e 5 de setembro

 

            O curso de Ciências Biológicas da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) iniciou o mês de setembro em ritmo comemorativo. Entre os dias 1 e 5, acadêmicos e professores são transportados para um evento de caráter científico e cultural. Estamos falando do 7º Ciclo de Eventos da Semana do Biólogo (Cesb). O evento que iniciou como uma celebração ao Dia do Biólogo, comemorado no dia 3 de setembro, ampliou sua programação para uma semana dedicada aos profissionais que estudam a vida.
            O Cesb envolve debates sobre temas atuais, insere estudantes a novos conhecimentos e divulga pesquisas realizadas por estudantes de Biologia. Participam do evento, o corpo discente e docente, não apenas da Fafiuv, mas de cursos afins, profissionais e apreciadores da área.
De acordo com o coordenador do curso de Ciências Biológicas da Fafiuv, professor Ms. Clóvis Roberto Gurski, a Semana do Biólogo vem obtendo sucesso em todas as suas edições, através da difusão da ciência para toda a sociedade. “O principal objetivo do evento é valorizar o profissional da área de ciências biológicas”.

Troca de experiências e descontração
            Organizado pelo Colegiado de Ciências Biológicas e acadêmicos do 2º ano do curso da Fafiuv, o Cesb envolve nos cinco dias, troca de experiências e descontração entre as turmas dos períodos vespertino e noturno, através de vários mini-cursos, palestras e exposições científicas. 
            O professor Clóvis lembra que as atividades já tiveram início às 8h, de segunda-feira, 1, com a apresentação de três mini-cursos sobre Metodologias de Levantamento de Fauna (anfíbios, répteis, aves e mamíferos) com os professores da Fafiuv, Ms. Sérgio Basílio, Esp. Irapuan Coelho e Esp. Leandro Corrêa; Taxidermia de pequenos animais, ministrado pela prof.ª Ms. Daniela Wondan; Ecologia e Morfofisiologia de Anfíbios Anuros, com a professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de São José do Rio Preto, Mda. Rafaela Maria Moresco.
            A palestra de abertura reuniu, às 19h 30, os inscritos do Cesb no Cine Teatro Luz. Com o tema Diversidade de peixes e citogenética: contribuições para a taxonomia sistemática e ecologia, o professor PhD do departamento de Ciências Biológicas e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),  Vladimir Pavan Margarido conduziu olhares para as explicações sobre o  assunto.
            O diretor da Fafiuv, Valderlei Garcias Sanches ressaltou em seu discurso que os acadêmicos desfrutarão de dias diferentes e terão ainda oportunidade de trocar experiências sobre o curso.

Biologato (a)
            A abertura do Cesb teve direito até à premiação dos professores e professoras mais simpáticos, elegantes, e engraçados; com direito a certificados. Isso mesmo! A premiação contagiou o público presente.  Durante a noite, também foram conhecidos os 16 acadêmicos do curso de Biologia que estão inscritos no concurso Biologato (a) 2008. A faixa para os vencedores será entregue durante uma confraternização no La luna na sexta-feira, 5.

Dia do Biólogo
A profissão de Biólogo foi regulamentada no Brasil pela Lei número 6.684 de 3 de setembro de 1979, sendo portanto comemorado nesta data, o Dia do Biólogo.

Programação
Dia 3
8h – Mini-curso: Metodologias de Levantamento de Fauna (anfíbios, répteis, aves e mamíferos), com os  professores da Fafiuv, Ms. Sérgio Basílio, prof. Esp. Irapuan Coelho e prof. Esp. Leandro Corrêa.
14h – Mini-curso: Continuação na Fafiuv 
19h 30 – Palestra – Pó de Basalto como remineralizador de solo da região média do Iguaçu, com o professor e pesquisador Esp. Bernardo Knapik – Fafiuv e professor Anésio Marques da Uniguaçu.
21h – Pratas da Casa

Dia 4  
9h – Abertura da Exposição Científica na quadra de esportes da Fafiuv
22h – encerramento
Dia 5
9h – Abertura da exposição Científica na quadra de esportes da Fafiuv
16h30 – encerramento
19h 30 – Confraternização –  La Luna de União da Vitória   

 

: Coordenador do curso de Ciências Biológicas da Fafiuv, professor Ms. Clóvis Roberto Gurski

 

Professores e acadêmicos de Ciências Biológicas da Fafiuv

 

Diretor da Fafiuv, Valderlei Garcias Sanches e o coordenador do curso de Ciências Biológicas, professor Ms. Clóvis Roberto Gurski

 

Professor PhD da Unioeste,  Vladimir Pavan Margarido

 

 

 Foto - crédito Wannessa Stenzel

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza

Acadêmica: Wannessa Stenzel 

 

 

 



Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100