Sessão Cívica em homenagem à Pátria

 

Estudantes, professores e comunidade prestaram ontem, 3, sua homenagem à Pátria, expressando seus sentimentos de forma varonil e criativa.  A edição do evento foi realizada pelos acadêmicos e professores de História da Fafiuv e a Afati

 

 

Em posição de sentido e olhares direcionados para a bandeira do Brasil. Postura de uma sociedade que faz questão de homenagear sua pátria. A cena foi observada na tarde de ontem, 3, no Salão Nobre da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e letras (Fafiuv), durante a 2ª Sessão Cívica em homenagem à Pátria. O evento foi realizado pelos acadêmicos e professores de história da Fafiuv e pela Associação da Faculdade da Terceira Idade (Afati).

As comemorações ocorrem paralelamente em todo o País, nos dias 1º a 7 de setembro, sendo o último, o dia da Independência do Brasil. A professora de história da Fafiuv, Dulceli Estacheski conta que a idéia de fazer atividades alusivas à Pátria para os estudantes e comunidade, veio do patriotismo da professora Lili Matzembacher, coordenadora da Afati. “A professora Lili fez um convite para o Colegiado de História participar do evento. A idéia dói ótima. Reunimos estudantes do ensino fundamental, ensino superior, terceira idade e comunidade em uma singela homenagem à Pátria”, conta.

 

Mensagens de patriotismo

 

            As atividades tiveram início às 14h, com diversas apresentações; com mensagens de patriotismo realizadas pelos estudantes da Escola Municipal Professora Hilda Romanzini de Mello, Colégio Estadual José de Anchieta, acadêmicos de história e alunas da Afati.

            A homenagem iniciou com a união das vozes do público presente e das alunas da Afati, que entoaram o Hino da Independência do Brasil. “Estamos reunidos para comemorarmos mais uma vez a semana da Pátria. É um fato muito importante, apesar de o Brasil estar passando por problemas tão sérios. Mas nós brasileiros, de qualquer idade, devemos sempre comemorar um país que é nosso. É nosso dever levá-lo sempre para frente”, confirma a professora Lili.

            Os acadêmicos de história fizeram questão de contar um pouco da história da Independência, através da peça teatral intitulada A vinda da Família Real para o Brasil e declamação de poesias com o tema: Brasil.

            A vice-diretora da Fafiuv, professora Leni Trentin Gaspari, ressaltou que o evento reuniu um público de diferentes idades que expressaram seus sentimentos de patriotismo de forma varonil e criativa. “É preciso esclarecer que a independência de uma nação não se faz apenas por meio de decretos e atos institucionais, mas sim pelas ações de um povo. Povo este que partilha valores, que busca a herança cultural e fortalece o sentimento de pertencer à determinada sociedade. Temos, como educadores, um papel muito importante na tarefa de fortalecer nos jovens o ideal de uma cidadania consciente e ativa”.

 

 

Fotos

 

Alunas da Afati que entoaram o Hino da Independência do Brasil

 

Apresentações; com mensagens de patriotismo

 

Apresentações; com mensagens de patriotismo

O evento foi realizado pelos acadêmicos e professores de História da Fafiuv e a Afati

 

 

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza

Acadêmica: Wannessa Stenzel 

 



Voltar
Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100