Relatório do Fórum das Faculdades Estaduais do Paraná

A Universidade em Construção

            Estiveram presentes no segundo Fórum das Faculdades do Estado do Paraná, os professores Helena Edilamar Ribeiro Buch, Paulo Sergio Meira Rocha e a secretária da Faculdade Elizabete de Fátima dos Santos Gomes Empinotti.
            O segundo Fórum das Faculdades Estaduais do Paraná foi realizado no dia 29 de agosto passado, tendo como objetivo dar continuidade ao intercambio institucional e discutir novas possibilidades de ação para a construção da Universidade Unespar.
            Neste Fórum aconteceu a palestra: O processo de estruturação da graduação na UNIOESTE com o reitor Alcebíades Luiz Orlando.
            No Fórum pretendeu-se avançar em temas pensando conjuntamente os projetos pedagógicos dos cursos de graduação, a institucionalização da pesquisa, a definição de diretrizes da extensão e estratégias para a implementação de proposições apresentadas.
            O primeiro Fórum das Faculdades do Estado do Paraná teve como meta desenvolver um conjunto de ações com visando dar continuidade ao processo de constituição da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Este primeiro encontro, realizado na Escola de Musica e Belas Artes em Curitiba no dia 13 de maio de 2008, teve como objetivo promover o intercâmbio institucional e discutir dificuldades, potencialidades e proposições para o desenvolvimento de atividades inerentes ao ensino universitário no Estado. Participaram representantes, das IES envolvidas, que coordenam atividades de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão.
            As instituições de ensino que se fizeram representar foram: Escola de Musica e Belas Artes do Paraná (EMBAP), Faculdade de Artes do Paraná (FAP); Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA), Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM).
            Após a abertura dos trabalhos, sob a coordenação geral do Prof. Dr. Zeferino Perin, os participantes organizaram os grupos de trabalho por tema: GT1- Ensino de Graduação, GT2- Pesquisa e Pós-Graduação e GT3- Extensão Universitária.
Durante toda a manhã cada representante das faculdades expôs para os colegas a situação de cada uma das atividades desenvolvidas na sua instituição, cada grupo realizou uma análise dos dados apresentados pelas instituições com destaque para os pontos em comum (dificuldades, potencialidades e proposições) nas atividades de graduação, pesquisa, pós-graduação e extensão.
            Ao final da tarde, todos os grupos apresentaram suas conclusões e proposições para dar continuidades ao processo de construção da UNESPAR.
Neste primeiro encontro estiveram presentes os seguintes representantes da FAFI: Profª Márcia Marlene Stentzler, Profª Elizabete de Fátima dos Santos Gomes Empinotti, Profª Michele Dias Veronez e Prof. Aurélio Bona Junior.

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100