‘Ensinar é um trabalho feito com o coração’

  A frase resume a dedicação da professora da Fafiuv, Patrícia dos Santos de Souza, com os seus alunos de pós-graduação. A professora ministrou o módulo do mês de agosto com a disciplina Ensino/Aprendizagem de Leitura e Vocabulário na Língua Inglesa

 

 

            Sábado ensolarado. O relógio marca 13h 30. Um grupo de jovens alegres, com mochila nas costas, aguarda algo na Praça Coronel Amazonas de União da Vitória. Mas, não pense você, que estes jovens aguardam um ônibus para uma excursão ou mesmo um passeio entre amigos. Estes jovens aguardam a chegada da professora de Língua Inglesa, Patrícia dos Santos de Souza. Afinal, da praça, eles conseguem vê-la entrando na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e letras (Fafiuv). Aí se explica tamanha empolgação desses jovens / alunos. Com a disciplina Ensino/Aprendizagem de Leitura e Vocabulário na Língua Inglesa, a professora ministrou um dos módulos da pós-graduação Lato Sensu de Língua Inglesa. O módulo aconteceu nos sábados do mês de agosto.

 

Alguns minutos

 

Alguns minutos, ao lado dessa turma, foram suficientes para perceber tamanha dedicação relacionada à disciplina e se contagiar com boas doses de humor. Nos períodos da manhã e tarde, a concentração dos alunos esteve voltada para a capacitação do módulo. O envolvimento foi notável. A fluência oral em língua inglesa pôde ser apreciada durante as apresentações de mini-aulas, troca de informações entre os colegas e até durante as ‘boas gargalhadas’.

Segundo a professora Patrícia, a idéia foi ampliar conhecimentos acerca da prática do ensino da leitura em língua estrangeira. “Para mim, foi uma experiência muito gratificante, pois o fato de ter sido convidada a lecionar esse módulo mostra que o meu trabalho feito na graduação de 2003-2005, e novamente de 2007-2009, está sendo reconhecido”.

 

Feito com o coração

 

            Se for para descrever a preparação do módulo, a professora diria que foi uma preparação feita com o coração. “Carinho e dedicação não faltaram para a elaboração do módulo. Além de muita leitura, preparação dos materiais para cada encontro, seleção de textos para leitura e discussão; bastante teoria, mas sempre aliada à prática. Como o nome da disciplina é Ensino/Aprendizagem de Leitura e Vocabulário, a parte prática se encaixa perfeitamente na teórica”.

Segundo a professora, os principais objetivos do módulo foram: apontar as diferentes técnicas utilizadas no processo de ensino/aprendizagem de leitura na Língua Inglesa, evidenciar o papel do aluno neste processo, enfatizar o papel do professor como mediador do conhecimento e demonstrar como se pode ampliar o vocabulário por meio da leitura de diferentes tipos de textos em língua inglesa. “A intenção é que, posteriormente, seja utilizado todo o conhecimento adquirido para atingir o objetivo maior de qualquer aprendiz de uma língua estrangeira, que é comunicar-se fluentemente em outra língua que não a sua primeira”, explica.

A metodologia contou com aulas expositivas, discussão de textos, apresentação de trabalhos em grupos, prática na elaboração de planos de aulas de leitura e treinamento em mini-aulas acompanhadas de debates.

 

Uma paixão chamada lecionar

 

            Quem olha aquela professora que anda de um lado para o outro nos corredores da Faculdade, carregando vários livros de inglês, sempre com um sorriso singelo e palavras amigas, percebe sua paixão em lecionar. A professora Patrícia acrescenta que não basta ter somente o conhecimento das estratégias e métodos a serem utilizados em sala de aula; é preciso fazer tudo com paixão. “Lidamos com seres humanos, e estes, muitas vezes, nos vêem como modelos. Ensinar é muito mais que uma simples troca de conhecimentos, é também uma troca de experiências que enriquece tanto a vida dos alunos quanto a dos professores”.

A professora faz questão de mencionar a frase do escritor mineiro, Guimarães Rosa, para definir a profissão professor. “          Mestre não é aquele que tudo ensina, mas aquele que de repente, aprende”.

 

           

Fotos

 

Professora de Língua Inglesa, Patrícia dos Santos de Souza

 

 

Aluna Tatiane Ribas Jaworski, durante apresentação de trabalho

 

 

Turma da pós-graduação de Língua Inglesa

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza

Acadêmica: Wannessa Stenzel 

 

 



Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100