Escritos artísticos ganham vida em sala de aula

O tema inspirado na literatura é o assunto do TFES da acadêmica de Letras Português / Inglês da Fafiuv, Elisângela de Paula. As aulas aplicadas no Colégio Balduíno Cardoso resultaram no envolvimento das obras de Shakespeare e Suassuna

 

 

            Os movimentos dos olhos verdes misturados com um doce sorriso refletem a admiração da acadêmica do 4º ano de Letras Português / Inglês da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), Elisângela de Paula, pela literatura. Em especial, as obras de Ariano Vilar Suassuna e William Shakespeare. O envolvimento das obras dos autores resultou no tema do seu Trabalho Final de Estágio Supervisionado (TFES). Com o tema Shakespeare, Suassuna e o Mercador de Taperoá, a acadêmica levou para a sala de aula e transportou para o seu relatório final, a dedicação pela arte de ensinar e o incentivo à leitura.

            A união desses elementos resultou em um estudo da literatura e suas contribuições relacionadas à história dos heróis dessa arte. Na sala de aula, os escritos artísticos ganharam vida. “A história da literatura e seus autores foram trabalhadas passo a passo. Posso afirmar que o resultado foi positivo”, confirma a acadêmica.

 

Inspiração

 

            Muito mais que a obtenção da nota para a conclusão do curso, observa-se a vontade de divulgar os estudos e estimular a leitura das obras literárias. Segundo Elisângela, mais conhecida como Elis, a literatura é envolvimento. Mais do que isso; é amor, é vida. Essas características serviram de inspiração para a elaboração do pré-projeto, já em maio do ano passado.

            Orientada pelo Prof. Mdo Atílio Augustinho Matozzo, o projeto foi sendo moldado em 2008. Dias e mais dias de dedicação. Pesquisas. Leituras. Preparação de planos de aula. “Minha paixão pela literatura e a dedicação na elaboração das aulas surtiu resultados satisfatórios”, acrescenta Elis.

 

Estágios

 

            Para concluir o curso, a aluna realizou algumas horas de estágio. Foram 10 horas/aula aplicadas em abril desse ano, para 33 alunos do 1º ano do ensino médio, do Colégio Estadual Balduíno Cardoso de Porto União, sob a regência da professora, Miraci Maciel dos Santos.

  A acadêmica esquematizou o seu plano de aula para que fosse trabalhado de uma forma descontraída. A idéia deu certo! A jovem trabalhou os textos: Auto da Compadecida de Ariano Suassuna e o Mercador de Veneza de William Shakespeare. Além da leitura e análise, também foram discutidas adaptações cinematográficas das obras.. Em um segundo momento, Elisângela trabalhou a literatura de cordel. “Cordel é um tipo de poesia popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos ou outra qualidade de papel, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome que vem lá de Portugal”, explica.

             A empolgação dos alunos resultou no incentivo e na produção da poesia de cordel, sobre Suassuna, em sala de aula. “As poesias ficaram maravilhosas”, comenta.

 

Expectativa

 

            Agora, a dedicação da jovem acadêmica está voltada para a apresentação de seu TFES frente à banca examinadora que deverá acontecer no dia 27 de outubro. Até lá, expectativas e lembranças da elaboração do projeto, aplicação dos estágios e, é claro, dos momentos vividos em sala de aula, serão inevitáveis.

 

 

Acadêmica de Letras Português / Inglês da Fafiuv, Elisângela de Paula

 

 

Assessoria de Comunicação Fafiuv

Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza

Acadêmica: Wannessa Stenzel 

 



Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100