Que tal conhecer a Espanha nos dias 19 e 20 de setembro?

O convite é feito pelo Centro de Estudos Hispânicos e pelo Colegiado de Letras da Fafiuv. Nos dois dias acontece a 1ª Jornada de Estudos Hispânicos “língua e cultura”

 

            Nas rodas de conversa da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) não se fala em outra coisa. O assunto é a Jornada de Estudos Hispânicos “língua e cultura”. O evento que está na sua primeira edição acontece nos dias 19 e 20 de setembro na Instituição.
            Organizado pelo Centro de Estudos Hispânicos do Vale do Iguaçu e o Colegiado de Letras da Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (Fafiuv), a idéia é realizar o sonho dos acadêmicos e da comunidade local de conhecer as peculiaridades da Espanha. A viagem para o país da Europa meridional poderá ser feita aqui, em União da Vitória. Gostou da idéia? Então se apresse. Pois as inscrições foram prorrogadas e podem se feitas até a sexta-feira, 19, no endereço eletrônico www.fafiuv.br; ao valor de R$ 25,00; com direito à certificação de 20h.

Universo hispânico

O diretor cultural do Centro de Estudos Hispânicos, Prof. Mdo. Atílio Augustinho Matozzo, explica que os estudos hispânicos analisam o universo da língua espanhola, além da troca de experiências entre professores, acadêmicos e simpatizantes da língua; também discute formas de abranger um número maior de interessados na língua espanhola e apresentar propostas para educadores, estudantes e comunidade no que tange ao ensino-aprendizagem de língua e literatura hispano. “O principal objetivo do evento é compartilhar experiências e aproximar a comunidade da cultura de outro país”.
O ciclo de Estudos Hispânicos apresentará uma série de debates, mini-cursos e conferências. A previsão é reunir no Salão Nobre da Fafiuv cerca de 300 participantes para o evento.

Feira de Pratos Típicos Hispanoamericanos

É claro que as ‘delícias’ da culinária espanhola não poderiam faltar. A Abertura da 1ª Feira de Pratos Típicos Hispanoamericanos será no dia 20, às 15h no Ginásio de Esportes da Fafiuv. O acadêmico de Letras Português / Espanhol, pároco Daniel Brizuena, também representante dos acadêmicos no Centro de Estudos Hispânicos, relacionaalguns dos pratos e bebidas que poderão ser degustados. “Teremos tawas-tawas, sangria, sopa paraguaya, tioco chileno, pudín español, falafel, barita de chocolate, natilla, alfajor, arroz con Leche e helados. ¡Y mucho más!”, conta.
            O acadêmico lembra que o Jantar Típico Espanhol, que acontece após a palestra de abertura do evento, será no restaurante Sabor em Quilo em Porto União, ao valor de R$ 18,00. Após o jantar, haverá show com a Banda B-Volt Acústico.

BOX
Programação
Dia 19
18h - Abertura
18h30min - Conferência I - Profª. Drª. Ana Josefina Ferrari (UNICAMP)
“A difusão da língua espanhola no Brasil: caminhos e perspectivas”
20h - Apresentação Cultural
21h - Jantar Típico Espanhol (por adesão) com a Banda B-Volt Acústico

Dia 20
8h Minicursos: Literatura Hispanoamericana, profª. Esp. Inês Skrepetz (GenTE), - Panorama da Pintura Espanhola, profª. Esp. Ana Paula Such (Fafiuv); Materiais Didáticos, profª. Mda. Melissa Andres Freitas (UEPG/PG-UFPR); História da Língua Espanhola, prof. Esp. Luiz Hélio Chmieleski (GenTE), Gastronomia Espanhola, prof. Esp. Romano Berejuk (Uniuv); O Uso de Novas Tecnologias no Ensino de Línguas Estrangeiras, profª. Mda. Andrea Knöpfle (PG-UFPR), profª. Mda. Katia Aioko Murata (PG-UFPR); Língua Espanhola, profª. Esp.. Mara Regina Gregorio Kusma (C.E. Rio Vermelho – CELEM); (En)cantando el alumnado y produciendo lectores: El potencial didáctico del género textual “letra de música” (canciones) en la adquisición del idioma Español como Lengua Extranjera (E/LE), prof. Esp. Gilson Rodrigo Woginski (UNICS / CELEM-DEB-SEED).
10h30min - Intervalo Cultural (Música e Poesia)
11h - Conferência II - Profª.. Drª. Aline Coelho da Silva (UFTM)
“A Literatura na Ditadura de Franco”
12h - Almoço
13h - Mesa-redonda II - Moderadora: Profª. Esp. Ivone dos Passos Waldraff (FAFIUV); Profª. Esp. Rosemira Mendes de Souza (UFTM); Prof. Ms. Ederson Jose de Lima (FAFIUV); “O ensino-aprendizagem de língua espanhola no século XXI: desafios e perspectivas"
14h30min - Intervalo Cultural
15h - Conferência III - Prof. Drª. Ester Mussini (PUC-PR)
“O humor em tempos de cólera e... nas aulas de espanhol”
16h – Abertura da I Feira de Pratos Típicos
16h15min - Mesa-redonda III - Moderador: Prof. Mdo. Atilio Matozzo (GenTE/FAFIUV/PG-UFPR); Acadêmica Débora Zaporo (Fafiuv); Acadêmica Mari Helena Martins (Fafiuv); “Pesquisa em Língua e Literatura Espanhola na graduação”
17h30 - Encerramento e entrega de certificados

 

Equipe organizadora da 1ª Jornada de Estudos Hispânicos “língua e cultura”

 

Diretor cultural do Centro de Estudos Hispânicos, Prof. Mdo. Atílio Augustinho Matozzo

 

 

 

 Fotos – crédito Wannessa Stenzel

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza
Acadêmica: Wannessa Stenzel 



Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100