Um show de conhecimento e cultura

Este é o perfil da 22ª Semana da Cultura da Fafiuv. O evento acontece entre os dias 22 e 26 de setembro no Cine Teatro Ópera

 

 

            Uma semana dedicada à troca de experiências, conhecimento e cultura. Este é o perfil da 22ª Semana da Cultura realizada pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv). A abertura do evento aconteceu na noite de segunda-feira, 22, que reuniu no Cine Teatro Ópera de Porto União, centenas de pessoas, entre acadêmicos, professores, funcionários e comunidade local. O encerramento acontece na sexta-feira, 26.

            O evento, que é realizado anualmente, envolve os nove cursos de graduação que são: ciências biológicas, filosofia, geografia, história, letras português / inglês, letras português / espanhol, matemática, pedagogia e química. O diretor da Fafiuv, Valderlei Garcias Sanches, afirma que o principal objetivo do evento é a integração entre os professores, acadêmicos e comunidade, além, é claro, de um show de conhecimento e cultura.

 

Seja bem-vindo à Semana da Cultura

 

            A primeira noite do evento trouxe resultados animadores. É algo como um convite para participar das próximas quatro noites. Tudo isso, porque a Semana da Cultura conta com uma programação especial. Cada noite é composta por uma palestra seguida de uma apresentação cultural. “Não se repete algo que não seja aprovado pelos seus participantes. E nós estamos vendo, aqui hoje, a participação maciça e expressiva de todos. Eu tenho certeza que será uma semana muito agradável”, complementou o diretor da Fafiuv.

            O assessor técnico da Secretaria de Estado e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Mário Cândido de Ataíde Junior, representou a professora Lygia Pupatto, titular da Seti, durante o evento. “A característica e a própria função social da Faculdade vêm exatamente com esta abertura das portas para a sociedade. Simultaneamente, os acadêmicos também contam com um diferencial, que é sair da sala de aula para participar de um evento cultural. É um grande enriquecimento para a Instituição”.

            O coordenador de pesquisas da Instituição, prof. Dr. Eloy Tonon, fez questão de ressaltar que a Semana da Cultura é sempre um sucesso, devido à participação, em especial, dos acadêmicos.

 

Abra os Olhos

 

            Com o tema Abra os Olhos, o professor Ddo.. Rinaldo Bernardeli Júnior, da Faculdade Estadual de Educação Física de Jacarezinho (Faefija), ministrou a palestra de abertura.. O palestrante trouxe um show de motivação. De uma forma descontraída, ele citou ensinamentos de algumas personalidades, como Jesus Cristo, Mahatma Gandhi, Einstein, Thomas Edison, entre outros, que demonstraram que tudo na vida é possível, basta acreditar. “Devemos sempre semear boas ações. Uma frase de Ghandi nos traz uma importante reflexão, que deve ser colocada em prática. Ela diz o seguinte: Tenha bons valores porque seus valores se transformam no seu próprio destino”, comentou o palestrante.

            Em seguida, o professor Rinaldo emocionou o público com uma história de superação. A história de Tony Melendez. “Melendez nasceu sem os braços, mas com o dom da música. É uma belíssima lição de vida a todos nós. Este vídeo é o retrato da superação das dificuldades físicas e emocionais de um homem. Ele fez de sua vida o que sonhou e sempre acreditou que podia: Eu posso!”

            A abertura também contou com o musical Mensageiros de Emoções e boas doses de humor durante a apresentação da peça teatral Antropofocus de Curitiba.

 

Serviço: Ingressos na Secretaria da FAFIUV ao valor de R$ 15,00 por noite. Contato no telefone (42) 3522-4433

 

 

Programação

 

Dia 23

19h - Dr. Henrique Szklo - São Paulo O grande milk-shake e os canudinhos mentais

 21h - Show - Pereira da Viola - Belo Horizonte

 

 Dia 24

19h - Ddo. Aldo Bona – Unicentro, com o tema A corporeidade

 21h - Show - Metal Jam - São Paulo

 

Dia 25

19h - Dr. Henrique Tundisi - São Paulo

 21h

 Show - Lídio da Silva e Banda - Curitiba

 

Dia 26

19h - Dr. Paulo Afonso Caruso Ronca - São Paulo, com o tema Nunca se precisou tanto dos professores como hoje em dia! Por que?

21h - Show - Trio Não me viu - Curitiba

 

 

 

Fotos

 

Diretor da Fafiuv, Valderlei Garcias Sanches

 

 

Público presente no evento

 

Peça teatral Antropofocus de Curitiba

 

 

Composição da mesa de autoridades

 

Prof. Rinaldo da FAEFIJA e Profª Leni

 

Peça teatral Antropofocus - Curitiba

 

Prefeito Hussein Bakri e Profª Leni

 

Prof. Aldo da Unicentro e Prof. Mário da SETI

 

Prof. Eloy e Prof. Nogara

 

 

Prof. Mario da SETI e Prof. Fagundes

 

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza
Acadêmica: Wannessa Stenzel    

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100