Curso de química da Fafiuv ganha um resfriador de leite

O presente vem para somar com o projeto Avaliação das Condições Físico-Químicas, Microbiológicas e da Pasteurização em Amostras de Leite

           

 

            Uma carreata aconteceu na tarde de terça-feira, 23, percorrendo as ruas centrais de União da Vitória, com o intuito de anunciar à comunidade o recebimento de um presente, entregue ao Colegiado de Química da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv). O primeiro veículo que ostentou o presente chamou a atenção. Os olhares estavam centrados no resfriador de leite, que foi uma doação da empresa Tcnofrio, da cidade paranaense de Marmeleiro.

            A coordenadora do curso de química, Lutécia Hiera da Cruz, explica que o resfriador veio para somar com o projeto de avaliação química e microbiológica da qualidade do leite distribuído pelo Laticínio Agroindustrial Amazonas de Porto Vitória. Segundo ela, conta com o auxílio de químicos e licenciados em ciências biológicas, recém-formados da Fafiuv. “A idéia do projeto é fazer com que os pequenos produtores possam armazenar o seu leite devidamente e, assim ter uma melhor qualidade no produto. Eles ganham pela qualidade e nós, como consumidores, ganhamos porque será um produto melhor para o consumo”.

            A parceria firmada entre a Fafiuv, a prefeitura de Porto Vitória e o laticínio recebeu apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Intitulado Avaliação das Condições Físico-Químicas, Microbiológicas e da Pasteurização em Amostras de Leite distribuídas para o Programa Leite das Crianças de Porto Vitória, o projeto tem a coordenação da professora Lutécia, com o auxílio dos professores Keller Nicolini e Marcelo R. F. Echterhoff. “O objetivo de avaliar a qualidade do leite é de alta relevância, considerando a importância na nutrição das crianças; além do pequeno volume de informações sobre a qualidade deste produto que é produzido na região”, acrescenta a professora Lutécia.

            O resfriador será levado para a propriedade ainda nesta semana.  

 

Projeto

A coordenadora lembra que um dos resultados mais significativos do projeto foi apresentado pela Contagem Bacteriana Total (CBT). ”Houve uma diminuição de mais de vinte vezes o valor total do que era apresentado no início das análises”, afirma. Outros parâmetros estão sendo analisados, porém, no momento, o enfoque maior refere-se ao CBT. A partir destes dados, o veterinário presta assistência quanto a técnicas de manejo do gado e orientação quanto à higienização.

 

 

 

Fotos

 

 

O resfriador de leite foi uma doação da empresa Tcnofrio para a Fafiuv

 

Coordenadora do curso de química, Lutécia Hiera da Cruz

 

  

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza
Acadêmica: Wannessa Stenzel    


Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100