Semana da Cultura encerra programação com troca de experiências, conhecimento e cultura

A semana aconteceu entre os dias 22 e 26 de setembro

No palco do Cine Teatro Ópera de Porto União, vários nomes marcaram presença entre os dias 22 e 26 de setembro, sejam eles na área educacional ou artística. Nomes estes que serão lembrados eternamente com seus ensinamentos. Este foi o perfil da 22ª Semana da Cultura da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv).
O evento, que é realizado anualmente, envolveu centenas de pessoas, entre acadêmicos, professores, funcionários e comunidade local.  O diretor da Fafiuv, Valderlei Garcias Sanches, afirma que o principal objetivo do evento é a integração entre os professores, acadêmicos e comunidade; além, é claro, de um show de conhecimento e cultura.

Programação
            A Semana da Cultura contou com uma programação especial. Cada noite foi composta por uma palestra seguida de uma apresentação cultural. A abertura do evento, no dia 22, explorou o tema Abra os Olhos com o professor Ddo.. Rinaldo Bernardeli Júnior, da Faculdade Estadual de Educação Física de Jacarezinho (Faefija). Em seguida, o público se emocionou e se divertiu, respectivamente, com o musical Mensageiros de Emoções e com a apresentação da peça teatral Antropofocus de Curitiba.  Na terça-feira, 23, a palestra do publicitário e professor do Curso de Criatividade da Escola de São Paulo, Henrique Szklo, falou sobre Pedrão e os Neurônios Virgens. Criatividade foi o tema central da palestra, característica fundamental para a conquista do sucesso profissional em qualquer segmento do mercado de trabalho atualmente. A noite também contou com o show de Pereira da Viola, de Belo Horizonte.
            Já, na quarta-feira, 24, o professor Ddo. Aldo Bona da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), com o tema A corporeidade, compartilhou sua experiência na área de Filosofia, com ênfase em Fundamentos Filosóficos da Educação e em História e Filosofia da Ciência, para falar sobre ciência e religião.  A banda Metal Jam de São Paulo animou a noite. Na quinta-feira, 25, o professor Dr. Henrique Tundisi de São Paulo, explorou o tema Educação Ambiental. A noite contou com o show de Lídio da Silva e Banda de Curitiba.  
 
Encerramento
            “Nunca se precisou tanto dos professores como agora”. Este foi o tema da palestra de encerramento realizada na sexta-feira, 26, pelo professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Dr. Paulo Afonso Caruso Ronca. O professor compartilhou seus 40 anos de contribuição à educação, para falar sobre a importância da profissão – professor. O palestrante trouxe uma reflexão sobre as mudanças ocorridas nos anos de 1960 a 2000 e como elas afetaram as relações sociais na família e as relações interpessoais na escola, especialmente entre professores e alunos. “Conosco (professores) o mundo educa. O meu filho, o nosso aluno e nós mesmos. Para compreender uma criança é preciso compreender o mundo”, afirma o palestrante.

Olho: Cada noite foi composta por uma palestra seguida de uma apresentação cultural

 

Professor Dr. Henrique Tundisi

 


Assessoria de Comunicação

Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza
Acadêmica: Wannessa Stenzel    

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100