Fafiuv realiza noite literária

A iniciativa do Colegiado de Letras foi promover um Concurso de Declamação e Produção de Poemas

            Uma noite literária com grandes nomes da poesia brasileira envolveu na noite de segunda-feira, 30, no Salão Nobre da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), criatividade, imaginação e, é claro, um toque artístico. Alguns demonstraram o seu talento através da elaboração de um conto. Outros, através da poesia. Houve aqueles que acompanhados por uma sonoridade belíssima, declamaram versos. Esta foi a idéia central do Concurso de Produção de Poemas (Copp), Concurso de Contos Transposição Literária e o Concurso de Declamação de Poemas (Codep). 
            A iniciativa é do Colegiado de Letras da Instituição. A professora de literatura portuguesa e também uma das coordenadoras dos concursos, Ana Paula Such, afirma que o principal objetivo foi incentivar as pessoas a mostrarem seus talentos seja na declamação ou na produção de poemas; bem como divulgar o gosto pela poesia. "A intenção é atrelar a declamação e a produção de poemas”.
            As inscrições foram abertas para todos os colegiados da Fafiuv.

Uma homenagem
            Neste ano, o Brasil comemora o centenário de nascimento de João Guimarães Rosa e relembra os cem anos sem Machado de Assis. Para homenagear estes dois grandes nomes da literatura brasileira, o Grupo de Pesquisa e Estudos em Gêneros Textuais e Ensino de Língua Materna e Estrangeira (GenTE), organizou os concursos.
            O professor de literatura, Josoel Kovalski explica no que consistem as Transposições Literárias, a que se referiu o concurso de contos. “Fazer uma transposição literária é trazer uma ‘verdade’ do mundo exterior para o mundo literário. O conto, por ser literário, comporta uma verdade própria”.
           
‘Poesia é sentimento’
            Aficionada por textos artísticos, a professora Ana revela que poesia é, antes de qualquer outra definição, sentimento. “Além de descobrir a literatura, ela faz você se descobrir. Descobrir um lado que talvez você mesmo não conheça. Você pode passar pelo processo da catarse”. A catarse é a expressão de pensamentos e emoções que podem estar reprimidos no inconsciente.

Produção literária
            As inscrições para o Concurso de Produção de Poemas e Concurso de Contos Transposição Literária foram realizadas em junho. Uma comissão julgadora leu cada texto atentamente. O resultado foi divulgado no dia 30, após as apresentações do Codep. Os primeiros lugares foram premiados com cultura, o 1º lugar do concurso de poesia recebeu uma meia bolsa para cursar uma das pós-graduações da Instituição e o 1º lugar do concurso de contos recebeu uma bolsa integral de uma das pós-graduações; impressora, Cds, livros, MP4 e pendrives fizeram parte da premiação dos demais lugares. Além disso, as melhores produções serão publicadas na revista eletrônica O Guari.

Codep
            Aplausos não faltaram para as apresentações do Codep. Os participantes ousaram na criatividade e imaginação. Uma comissão julgadora, formada por professores do curso de Letras, analisou a fidelidade ao texto, dicção, entonação e expressividade corporal. A premiação para o 1º lugar foi um MP4.

BOX
Vencedores

Poemas
1º - Isaac Nilton Nogueira Neto
2º - Emili Suani Machado Marcondes de Albuquerque
3º - Paulo Sergio Kurzydlowski
 
Contos
1º - Marcio Alberto Geiss
2º - Emili Suani Machado Marcondes de Albuquerque
3º - Aline Sonálio

 

Codep
1º - Emili Suani Machado Marcondes de Albuquerque
2º - Wannessa Stenzel e Marcos Ariatti
3º - Eder Afonso dos Santos Lima

 

Fotos – divulgação

 

Professora de literatura portuguesa, Ana Paula Such

 


Acadêmicos e professores presentes no evento

 


Expressividade corporal durante o Codep

 


Premiação do Codep

 

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza
Acadêmica: Wannessa Stenzel 

 

 

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100