Uma nova biblioteca para os moradores do SAN


Essa é a idéia dos acadêmicos do 3º ano de Letras Português / Espanhol da Fafiuv

“Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!”

            O poema da escritora brasileira, Clarice Pacheco, intitulado Viajar pela leitura, demonstra seu amor pelos livros. Desde muito pequena, Clarice adorava ler. Assim como a escritora, existem espalhados pelo mundo todo, apreciadores que compartilham essa paixão. Um exemplo são os acadêmicos do 3º ano de Letras Português / Espanhol da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv). Basta subir no segundo piso da Instituição e entrar na sala 29, para conhecer os 26 admiradores de livros e incentivadores da leitura.

Dia Nacional do Livro
            Para marcar o Dia Nacional do Livro, comemorado hoje, dia 29, que tal procurar em casa ou mesmo no trabalho, um livro que você já leu e gostaria que outras pessoas lessem também! Uma boa idéia, não é mesmo? A idéia que partiu dos acadêmicos e professores do Colegiado de Letras tem um motivo especial: ampliar o acervo da Biblioteca para os moradores da Sociedade de Amparo aos Necessitados (SAN) de Porto União.
            Segundo a acadêmica, Sandra Regina Krulicoeski, é uma idéia prática para despertar o interesse dos alunos pelos livros. “A nossa intenção é aproximar a criança, o jovem e o adulto desse mundo maravilhoso, chamado leitura”.
O livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias. A acadêmica Francis afirma que o objetivo do projeto é despertar o hábito da leitura, porque com ela se aprimora a linguagem; e, é claro, a comunicação.

Durante os estágios
            A idéia de arrecadar livros para o SAN teve início durante os estágios, que fazem parte da grade curricular do curso; realizados pelas acadêmicas Sandra Krulicoeski, Jucimara Garbos e Francis Moraes. Desde setembro, as acadêmicas dão um suporte educacional através de atividades que envolvem a produção textual e o incentivo à leitura. A sugestão foi da professora Célia do curso de pedagogia da Fafiuv. “Trabalhamos com os moradores durante o contra-turno deles. Alguns vão para a escola no período da manhã. Outros vão à tarde. Nestes intervalos, os acadêmicos da Fafiuv se dispuseram a auxiliar estas crianças e jovens no que concerne à alfabetização”, comenta a acadêmica, Jucimara Garbos.
            A acadêmica lembra que o carinho e interesse pelo aprendizado dos moradores são a maior recompensa. “O carinho que eles (os moradores) transmitem para nós é a maior recompensa”.
            Com base neste interesse pelo aprendizado, que envolve pesquisas e leituras, foi criado o projeto Linguagem e Sociedade II, incentivando os leitores de hoje e amanhã. Orientado pelo professor Atílio Agustinho Matozzo, o projeto tem como objetivo mobilizar a comunidade para uma arrecadação de livros que serão doados para ampliar o acervo da Biblioteca do SAN.

Dias de arrecadação
Serão dedicadas duas noites, 12 e 14 de novembro, para a arrecadação de livros, na sala 29, das 19h às 22h. A meta é arrecadar cerca de 200 livros que envolvem desde literatura infantil, infanto juvenil e brasileira, entre outros. A acadêmica Francis reforça que todo o material arrecadado será destinado para os moradores do SAN. A entrega acontece no dia 15 de novembro.  
       

      
Foto:


Acadêmicos do 3º ano de Letras Português / Espanhol

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza

Acadêmica: Wannessa Stenzel 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100