Acadêmicos da Fafiuv realizam a prova do Enade

Participaram da prova realizada no domingo, dia 9, cerca de 740 acadêmicos da Instituição

 

      Cerca de 40 mil universitários paranaenses realizaram no domingo, dia 9, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A prova foi realizada das 13h às 17h, em escolas da rede pública de ensino. Cerca de 740 acadêmicos da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), distribuídos em nove cursos de graduação, participaram do Exame.

      De acordo com a secretária da Fafiuv, professora Ms. Elizabete de Fátima dos Santos Gomes Empinotti, foram avaliados os cursos de Ciências Biológicas, Filosofia, Geografia, História, Letras Português/Inglês, Letras Português/Espanhol, Matemática, Pedagogia, e Química. “O objetivo do exame foi testar os próprios conhecimentos dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências”.

      O Enade é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). O Exame é realizado por amostragem e a participação constará no histórico escolar do estudante ou, quando for o caso, constará a sua dispensa pelo MEC. 

      Segundo a secretária, o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação. “Se o aluno foi selecionado para fazer a prova e não a fez, ele não poderá colar grau”.

Áreas de conhecimento

      Este ano, foram avaliadas 12 áreas: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Entram também na avaliação, cursos superiores de tecnologia em: alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

Prova

      A prova de formação geral teve dez questões, discursivas e de múltipla escolha, que abordaram situações-problema, estudos de caso, simulações e interpretação de texto, imagens, gráficos e tabelas. As questões discursivas abordaram aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. Na parte específica, os alunos tiveram que responder a 30 questões sobre a área de sua formação.

 

 

Fotos

Acadêmicos da Fafiuv participam da prova do Enade

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza

Acadêmica: Wannessa Stenzel 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100