FAFI leva Química as Escolas

        O departamento de química da Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória - Paraná (FAFIUV) está levando aulas práticas de química para as escolas através de um trabalho coordenado pela professora Erna Gohl e a acadêmica do 4º ano Kelly Naiana Starosta, tendo como demais participantes os acadêmicos do curso com interesses afins.
        O projeto surgiu a partir do empenho de levar as escolas aulas práticas e diversificadas para alunos do ensino médio, onde isso nem sempre ocorre devido a inúmeros fatores como falta de materiais, reagentes, laboratórios e principalmente capacitação para os professores.
        É comprovado que aulas práticas aliadas às aulas teóricas são muito importantes para o bom aproveitamento, rendimento, desempenho e conhecimento do aluno. E isto foi comprovado através de um questionário aplicado aos próprios alunos.
        Entre os jovens, adolescentes e adultos alunos do ensino médio a disciplina de química é vista como chata difícil e complicada, mas muitas vezes eles possuem esse pensamento devido ao fato de que para entender química é necessário um entendimento mais específico de pequenos detalhes, e é neste caso que se empregam as aulas práticas, onde o aluno utiliza a linguagem visual para complementar e tirar dúvidas do seu embasamento teórico, tendo assim um conhecimento teórico - prático, que é muito mais amplo e memorizável, pois há associação de conteúdos. MALDANER nos diz que a química é uma ciência odiada por muitos e amada por poucos, e é isto que queremos desmistificar para a população em geral, iniciando primeiramente com alunos de ensino médio.
        O projeto já teve sua aplicação no ano de 2006 no Colégio Estadual Túlio de França e no Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos (CEEBJA) e nesta semana o projeto foi aplicado por nove acadêmicos no Colégio Estadual Túlio de França para turmas de 1º série. Fotos abaixo.





Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100