De volta aos embalos dos anos 60


A festa temática organizada pelas acadêmicas de pedagogia da Fafiuv foi realizada na noite de terça-feira, 11

 

“Vejam só em que festa de arromba
No outro dia eu fui parar
Presentes no local,
O rádio e a televisão
Cinema, mil jornais
Muita gente, confusão (...)

            O trecho da música Festa de Arromba, do cantor e compositor, Erasmo Carlos, define a festa temáticaorganizada pelas acadêmicas do 1º ano do curso de pedagogia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), realizada na noite de quinta-feira, 11, na Choperia Dal Bó. Uma festa de arromba foi planejada para resgatar os anos 60. Intitulado Brasil Anos 60, o assunto faz parte de um trabalho de Língua Portuguesa, disciplina ministrada pela professora Arlete Benghi de Melo. A apresentação encerra os trabalhos previstos para o segundo semestre da disciplina.
            De acordo com a professora Arlete, as alunas foram dividas em grupos. Cada grupo explorou um tema. Além do Brasil Anos 60, outros temas relacionados às transições vivenciadas pela comunidade merecem destaque: piercing, a magia do circo, advento da Internet, entre outros. As apresentações foram avaliadas pela professora para a obtenção da nota do semestre e também puderam ser apreciadas pelas alunas do curso.

Anos 60
           Criatividade para explorar o tema não faltou para as acadêmicas Silvia L. Cordeiro, Simiely Menezes e Juliana de Matos Rocha. Com imagens de personalidades da época, locação da decoração e figurino dos anos 60, as convidadas da festa (colegas da turma) conheceram, de uma forma dinâmica e descontraída, os fatos que marcaram a década de 60. “O trabalho foi muito positivo. Conhecemos sobre as diversas linguagens da época, transições, além, é claro, de nos prepararmos para as apresentações de caráter científico”, comenta a acadêmica Silvia.
            Para ilustrar os fatos marcantes da década de 60, as acadêmicas exibiram vídeos e imagens que representaram a realização de projetos alternativos culturais e ideológicos que foram lançados na época. Um exemplo foram as propagandas. As acadêmicas lembram que o período foi marcado por grandes revoluções comportamentais, como o surgimento do feminismo e os movimentos civis em favor dos negros e homossexuais.
           A cultura dos anos 60 foi impulsionada e espelhada, na década anterior, na qual o mundo todo encontrava-se em mudança cultural nos mais variados grupos sociais. Na música, os Beatles conquistavam fãs. Na televisão, começavam as transmissões em cores. E, na Ciência e Tecnologia, teve início o uso da informática para fins comerciais, embora ainda não de forma massificada.
           A noite foi finalizada com um coquetel ao som de músicas que embalaram a época.

Fotos


: Acadêmicas Juliana de Matos Rocha, Silvia L. Cordeiro e Simiely Menezes

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza
Acadêmica: Wannessa Stenzel 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100