Cinco dias dedicados aos profissionais que estudam o espaço geográfico


Essa é a idéia do 3º Simpósio de Geografia da Fafiuv realizado entre os dias 17 a 21 de novembro

 

            Acadêmicos e professores do Colegiado de Geografia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), participam entre os dias 17 a 21 de novembro, de um importante evento que se constituiu em um espaço consolidado de discussão e produção de conhecimentos. Estamos falando do 3º Simpósio de Geografia, intitulado A Geografia como necessidade de leitura do mundo.  
            Composto por palestras, apresentação de trabalhos científicos na Geografia e áreas afins, além de oficinas e mini-cursos, o objetivo do evento é promover o debate e a socialização de estudos e de propostas de ação relacionados ao ensino e ao confronto de teorias diversas na ciência geográfica, bem como estimular e ampliar a produção acadêmica.
A vice - coordenadora do curso de Geografia, professora Helena Edilamar Ribeiro Buch, que também é uma das coordenadoras do evento, acrescenta que o Simpósio faz parte de um projeto que teve início em 2006 na Instituição. “A idéia do projeto é de divulgação, debate de idéias e conhecimentos pertinentes ao campo do conhecimento geográfico. É uma oportunidade de conhecer e refletir sobre as teorias e aspectos ligados à realidade onde se vive e se ensina”.

Abertura
            A abertura do Simpósio, realizada na noite de segunda-feira, 17, na Estação União, contou com temas de motivação e de avaliação e ensino. Após a fala da professora Helena, que aproveitou a oportunidade para dar início ao evento e agradecer a presença dos acadêmicos, professores e simpatizantes da área, a professora Ms. Maria G. Bordignon Esteves, iniciou as palestras. A professora explorou o tema A Alegria de Ensinar. Em seguida, a professora Ms. Márcia Lima Stentzler, falou sobre Avaliação e Ensino.
            Na terça-feira, 18, o professor Dr. Eloy Tonon, falou sobre a sua tese de doutorado; Os Monges do Contestado - Permanências históricas de longa duração das predições e rituais no imaginário coletivo. Na seqüência, o professor Dr. Valmir França, abordou o tema Hidrosistemas Tropicais e Subtropicais.
            Para quarta-feira, 19, foram convidados a ministrarem as palestras os professores, Dr. André da Silva Bueno, com o tema A Questão das Sociedades Asiáticas e o Ensino e a professora Ms. Valéria A. Shena, sobre Práticas Curriculares e Pedagógicas no Ensino.
           
Geografia
            A professora Helena, explica que a “Geografia é a ciência do presente que contribuiu para pensar o espaço enquanto uma totalidade na qual se passam todas as relações cotidianas”.

Serviço: Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (42) 3522 - 4433 ou pelo endereço eletrônico www.fafiuv.br

BOX
Programação
Oficias programadas para esta quinta-feira, 20
Início às 19h, nas salas do Colegiado de Geografia
 - Práticas de Topografia de Campo, com o professor Ms. Paulo Meira Rocha
 - Ambientes Cavernícolas Areníticos e o Quarternário sul Brasileiro, com o professor Ms. Sergio Ferreira dos Santos
 - Técnicas de Organização no Espaço Geográfico, com o professor Esp. João Maciel Fidel

Sexta-feira, 21
Apresentação das produções científicas dos acadêmicos da Fafiuv; painéis e trabalhos práticos, nas salas do Colegiado de Geografia.

 

Foto


Professora, Helena Edilamar Ribeiro Buch

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza
Acadêmica: Wannessa Stenzel 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100