Uma relação entre discurso, sentido e mídia


A relação faz parte da análise de práticas discursivas do professor Dr. Pedro Navarro da UEM. O tema integrou o ciclo de conferências da Fafiuv 

           
           A convite do Colegiado de Letras da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), o professor Dr. Pedro Navarro, proferiu uma palestra sobre Análise do Discurso, no dia 11 de novembro, no Cine Teatro Luz. A palestra fez parte do ciclo de conferências do Colegiado de Letras, que esse ano está vinculado ao projeto Cineclube.
            Navarro é professor do curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutor em Lingüística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP). Seu tema de pesquisa abarca a relação discurso, sentido e mídia, com a finalidade de analisar práticas discursivas em textos verbais e em imagens que circulam na mídia brasileira.
           A fala do professor Navarro foi direcionada para professores e acadêmicos do Colegiado de Letras. O doutor sugere que deve-se ter confiança em relação à linguagem, tendo em vista que ela não é transparente. “Considerar que o sentido não se aloja exclusivamente no texto. Ele depende do gosto individual do autor”.
           Segundo o palestrante, discurso é língua; e é história. O que se busca é um discurso politicamente correto, com intuito de materializar o discurso na sociedade, seja ela transmitida pela novela, propaganda, imagem, música, entre outros. Ele explica que tudo depende da maneira como nos relacionamos.  “O discurso está relacionado com as relações históricas e ideológicas dos seres humanos”.
           O professor Navarro considera que o discurso não é somente um lugar de alianças, mas sim de confrontos, de sobreposição de vozes, e é por seu intermédio que o poder se exerce e, portanto, o saber se constituiu. “O discurso é um sistema da língua. De fato, o discurso tem poder sobre o homem”.

Análise do discurso
            De acordo com o palestrante, a Análise do Discurso é uma prática e um campo da lingüística e da comunicação especializado em analisar construções ideológicas presentes em um texto. A Análise do Discurso é proposta a partir da filosofia materialista que põe em questão a prática das ciências humanas e a divisão do trabalho intelectual, de forma reflexiva.

 

Foto:

Professor Dr. Pedro Navarro

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza
Acadêmica: Wannessa Stenzel 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100