Um exímio admirador dos estudos filosóficos


Seu nome é Márcio André Madeira, acadêmico da Fafiuv. Há mais de um ano, ele participa do projeto Pensando nas Ruas



           
            Márcio André Madeira é acadêmico da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv).  Ele cursa o 2º ano de pegadogia. Mas é sobre o curso de filosofia que ele quer falar. Isso mesmo! Há mais de um ano, o acadêmico tornou-se um exímio admirador dos estudos filosóficos.
            Tudo começou assim: Marcio foi convidado a fazer parte do projeto Pensando nas Ruas, que integra o Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Entre um estudo e outro, um teste seletivo realizado na própria Instituição abriu vagas para os acadêmicos interessados em levar conhecimento introdutório sobre Filosofia para as escolas da rede pública de ensino básico. Uma oportunidade e tanto para Márcio. O acadêmico não pensou duas vezes. Apressou-se para fazer o teste.
            Se a intenção era apreender e ensinar filosofia, o acadêmico trilhou o seu caminho. Desde abril do ano passado, juntamente com os colegas Tatiane Aparecida Rocha, Helder Leandro, Emanuelle Pesch e Ligia Weber; eles participam do projeto Pensando nas Ruas. Os acadêmicos são bolsistas do projeto.
Coordenado pela professora Ms. Renata Ribeiro Tavares, a proposta do projeto é levar até os alunos da rede pública de Ensino Básico um conhecimento introdutório sobre a Filosofia, “privilegiando o trabalho ético na construção da idéia de uma cidadania consciente, por meio das reflexões sobre sociedade, cultura, vida e humanismo presente na tradição filosófica”.
            Participam do projeto os professores da Fafiuv, Dr. André da Silva Bueno e Dr. Armindo Longhi, que também contam com o auxílio da psicóloga Daniele Jasniewski.


Na sala de aula
            A vivência do Pensando nas Ruas na sala de aula motivou Márcio a prestar novamente o vestibular da Fafiuv, que será realizado no dia 7 de dezembro. No período da tarde, ele cursa pedagogia. Para o ano que vem, o acadêmico pretende iniciar o curso de Filosofia, este para o período noturno. “Foi um privilégio estudar em uma faculdade pública e, além disso, me tornar um bolsista de um importante projeto. O projeto possibilita para o aluno uma melhor compreensão dos textos sobre Filosofia. E a nós, que aplicamos o projeto, possibilita, a cada dia, uma admiração pelos conteúdos filosóficos”.
            A intenção, segundo Márcio, é despertar nos alunos o gosto pelos estudos da Filosofia. “É de uma forma lúdica e de fácil compreensão que conseguiremos reacender a chama de interesse pelos movimentos sociais que fazem parte dessa área de conhecimento”.
            São trabalhadas em sala de aula as leituras de clássicos de Filosofia. O acadêmico lembra que duas vezes por semana, acadêmicos e profissionais da área, reúnem-se no Grupo de Estudos Travessia, na Fafiuv, para a discussão de textos e troca de conhecimentos sobre o assunto.
            De acordo com Márcio, atividades lúdicas são o que não faltam nas salas de aula. O acadêmico afirma que essa área de conhecimento deve ser repassada com motivação. Em cada leitura, são exemplificadas as idéias, histórias e é claro, a importância da Filosofia. “A mudança que a Filosofia causa na vida das pessoas é transformadora. Algo que se constrói”.
O acadêmico acrescenta ainda que a Filosofia é como um ponto de interrogação. “Você tem um conhecimento sobre determinado assunto dentro dessa área, mas deve sempre se atualizar. É como um Brinquedo Lego, onde sempre estão surgindo novidades”.

Serviços: Maiores informações sobre o projeto Pensando nas Ruas pode ser adquirido pelo endereço eletrônicohttp://pensandonasruas.blogspot.com.

 

Foto:

: Acadêmico da Fafiuv,Márcio André Madeira

 

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza
Acadêmica: Wannessa Stenzel 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100