Diplomas para os alunos do Colégio Estadual José de Anchieta

O curso básico de espanhol ministrado pelas acadêmicas da Fafiuv, emocionou professores e familiares durante a cerimônia de formatura de 20 alunos

 

            Emoção foi o sentimento que prevaleceu durante a cerimônia de formatura dos 20 alunos do Colégio Estadual José de Anchieta de União da Vitória. Eles concluíram oito meses do curso básico de espanhol, ministrado pelas acadêmicas do 4º ano de Letras Português / Espanhol, vespertino e noturno, da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv). A cerimônia aconteceu no Salão Nobre da Fafiuv, no dia 17 de novembro.

           A alegria era visível nos olhares dos professores, alunos, familiares e convidados. Os formandos estavam elegantes. Os meninos capricharam no visual dos cabelos. As meninas escolheram o melhor traje. Tudo para marcar a primeira, de muitas conquistas que virão.

           Coordenado pela professora, Inês Skrepetz, com auxílio do professor Ms. Éderson José de Lima, o cerimonial ficará eternizado por cada detalhe. A decoração do ambiente contou com adereços da Espanha. E os discursos? Ah, os discursos foram direcionados ao empenho dos alunos e professoras do curso. Os formandos tiveram direito a certificado registrado pelo Instituto de Ensino, Pesquisa e Prestação de Serviço (IEPS). Esta é a segunda turma de formandos. Em 2007, o curso foi direcionado para os alunos do Colégio Piamarta.

Projeto

           Segundo a coordenadora, o projeto do curso básico de espanhol nasceu de uma angústia. “Nos questionávamos freqüentemente: será que a faculdade deve se prender somente à teoria da sala de aula ou será que a gente deve romper barreiras e ir ao encontro da comunidade? E foi com o intuito de quebrar barreiras e expandir conhecimentos para a comunidade que nasceu o projeto”, justifica.

           O principal objetivo do projeto é adicionar uma cultura diferente na vida dos jovens e expandi-la. A professora cita um pensamento de um teórico indiano, que diz “que quando nós aprendemos uma língua estrangeira, toda a nossa percepção de mundo muda, ele se transforma”.

Aulas

            As aulas foram ministradas por 18 alunas do curso de Letras Português / Espanhol, para 20 alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Estadual José de Anchieta. A atividade fez parte dos estágios das acadêmicas. “As aulas contaram com uma temática diferente. As acadêmicas tiveram liberdade para desenvolver as atividades com seus alunos. O que se percebia durante as aulas era a empolgação dos alunos”.

Formatura

            A cada aluno que recebia o diploma, a vibração dos colegas tomava conta do ambiente. Além de discursos comoventes do Colegiado de Letras e da direção da Fafiuv, os formandos também fizeram uma homenagem. Uma canção em espanhol foi direcionada para seus mestres. De acordo com a professora Inês, o projeto é resultado de um trabalho feito com muita paixão. “Nós, professores, sentimos o saber e o sabor que eles tiveram com a língua espanhola. Como diz um poeta espanhol; ‘Caminhante: não há Caminho! Se faz o Caminho ao andar... ’ Esperamos aperfeiçoar o curso a cada ano”.  

             

Fotos

Formandos do Curso Básico de Espanhol, juntamente com os professores Éderson José de Lima e Inês Skrepetz

 

 

 

 

 

 

Acadêmicas que aplicaram o projeto

 

 

Assessoria de Comunicação

Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza

Acadêmica: Wannessa Stenzel 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100