Alunos da Escola Municipal Professor José Moura visitam a Fafiuv

A visita faz parte do Projeto de Apoio aos Alunos com Dificuldades de Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

                O sonho de estudar no ensino superior serviu de inspiração para o agendamento de uma visita dos alunos da Escola Municipal Professor José Moura à Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e letras (Fafiuv).  Estes alunos freqüentam o projeto de Apoio aos Alunos com Dificuldades de Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que é ministrado pela acadêmica do curso de pedagogia da Fafiuv, Eliane Cristina dos Santos. A visita foi sugerida durante as aulas com base na empolgação dos alunos e na curiosidade em conhecer os nove cursos de graduação ofertados pela Instituição, bem como a sua estrutura. A visita aconteceu na tarde do dia 20 de novembro.
            De acordo com a acadêmica, os alunos expressaram muito interesse em conhecer a Instituição. “Desde o início do projeto, na escola sempre fizemos comentários sobre estudar muito e o que ser no futuro, também o que se precisa estudar e aprender para chegar até as profissões idealizadas. Todas as vezes que falávamos no assunto, os alunos sempre me faziam perguntas sobre como é estudar no ensino superior, e eu prometi que antes de terminar o ano, iríamos até a Fafiuv”. Então, a acadêmica juntamente com o apoio do Colegiado de Pedagogia, organizou o passeio.
            Após a permissão da direção da escola, Eliane conseguiu um microônibus da prefeitura de União da Vitória para levar os alunos até a Fafiuv. Em seguida, enviou um comunicado aos pais pedindo a autorização para a participação de seu filho no passeio. Foram 19 alunos que participaram da atividade.
Visita
            O relógio marca 14h15. Segundo a acadêmica, neste horário os alunos estavam eufóricos para embarcar no ônibus e seguir até a Praça Coronel amazonas, local onde está instalada a Fafiuv.
            Ao chegarem à Instituição, os alunos foram recepcionados pela pedagoga do projeto, professora Maria Simone C. Tenchina, que carinhosamente mostrou os colegiados da instituição e explicou a função de cada ambiente.  O curso de Biologia foi apontado como o mais atrativo. Conforme a acadêmica enfatizou, o laboratório foi o local que mais atraiu a curiosidade dos alunos, pois com tantas maquetes e amostras de animais, partes do corpo e órgãos, foi o que bastou para que os alunos ficassem maravilhados; até um esquilinho da Mongólia eles tiveram a oportunidade de conhecer! “A visita me fez refletir sobre a possibilidade de construir um ambiente para visitação das escolas durante todo o ano, onde todos os cursos pudessem fazer exposições de trabalhos que são realizados pelos acadêmicos. Seria uma forma de demonstrar que o ensino fundamental, médio e superior não estão tão distantes; são uma continuidade, que é possível para todos que o quiserem. Despertando nas crianças o desejo de sempre buscar mais. Enfim, o passeio foi maravilhoso; as crianças adoraram e eu me senti muito feliz, além do sentimento de missão cumprida, infinitamente realizada com a escolha que fiz para o meu futuro”, afirma Eliane.

Fotos:


Alunos da Escola Municipal Professor José Moura


Alunos com o diretor da Fafiuv, Vauderlei Sanches


Visita na sala dos professores


Visita no refeitório

 

Assessoria de Comunicação Fafiuv
Coordenadora: Patrícia dos Santos de Souza
Acadêmica: Wannessa Stenzel 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100